A Escola Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho, no bairro Novo Cavaleiros, recebeu nesta terça-feira (27) a Caravana de Mobilização do Projeto Câmara Juvenil, que vem percorrendo as escolas da rede municipal. O objetivo do Projeto é a organização de uma Câmara de Vereadores Mirim, representante dos interesses dos alunos da rede municipal, que serão escolhidos pelo voto secreto dos colegas, em 03 de outubro.
Fazem parte da Caravana a sub-secretária de Educação, Leda Vieira, representando a secretária Milmar Pinheiro, uma de suas assessoras, a professora Marileda Bichara, além de representantes da vereadora Marilena Garcia.
De 09h às 11h, alunos interessados ouviram as propostas dos quatro candidatos ao pleito: Stephanie Zuma, da 8ª série, e Renato Leandro Baptista, William Freitas e Bruno Vinicius, todos da 7ª série. As propostas eram reivindicações sobre acontecimentos que receberam explicações da diretora da escola, professora Simone Carvalho, e da professora Leda Vieira, que falou em nome da secretária Milmar e da prefeitura.
Um dos temas abordados foi a falta do acesso à Internet. “A escola foi desconectada da Internet, porque todas foram. Antes, a Secretaria de Educação era a responsável pelo serviço, que agora será feito pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, que vai interligar todas as escolas da rede e as secretarias, aperfeiçoando e tornando mais completo o sistema e elevando o nível do serviço”, tranqüilizou a sub-secretária.
Apontando para as cadeiras novas e estofadas que compõem o mobiliário da escola, a professora Leda pediu que os alunos zelem pelos bens comuns, garantiu que em breve todas as escolas terão móveis com a mesma qualidade e incentivou os alunos para que estudem e sejam questionadores, enquanto a diretora Simone Carvalho disse que vê o projeto como um exercício de cidadania, com a utilização do voto para a escolha de um representante da escola na Câmara Juvenil.