logo

Escola Municipal de Artes divulga cronograma de matrículas

28/12/2007 10:31:45 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emarte), da Fundação Macaé de Cultura, divulgou seu cronograma de matrículas para 2008. As marcações de horários para alunos matriculados no Conservatório Macaé de Música (CMM) serão realizadas de 14 a 18 de janeiro. Os interessados em se inscrever para o conservatório, os cursos técnicos em Arte Cênicas, de Teatro Livre, Desenho, ou em integrar o Coral da Cidade Macaé, devem ficar atentos aos prazos e pré-requisitos.

As novas inscrições para os cursos do Conservatório Macaé de Música acontecerão de 28 a 30 de janeiro. O número de vagas e cursos disponíveis serão definidos após as renovações de matrículas. Este ano, o conservatório ofereceu cursos em 18 instrumentos, entre eles clarinete, flauta, guitarra, saxofone, violino, violão, trompete, baixo-elétrico, piano e teclado, além de canto. A idade mínima para inscrição é 14 anos.

O Curso Técnico em Artes Cênicas abrirá vagas de 16 a 31 de janeiro. Serão aceitos alunos com idade a partir de 16 anos. O pré-requisito mínimo de escolaridade é estar cursando o segundo ano do Ensino Médio. Para o Curso Livre de Teatro infantil, é preciso ter entre 8 e 12 anos de idade. Para o juvenil, 13 e 16 anos. As inscrições acontecerão de 15 de janeiro a 15 de fevereiro.

As matrículas para o Curso Livre de Desenho serão de primeiro a 31 de março. E os testes para ingresso no Coral da Cidade de Macaé acontecerão de fevereiro a março, as terças e quartas-feiras, de 20h às 22h, também na Escola de Artes Maria José Guedes, Av. Rui Barbosa, 780, 3º e 4º andares, Centro da Cidade.

O recesso administrativo da Emarte vai até sete de janeiro. A escola, com 212 alunos matriculados em 2007, possui sede própria no Centro Cultural de Macaé, com 18 salas, um estúdio e dois auditórios. O conservatório conta com 13 professores e realiza no mínimo três mostras musicais oficiais durante o ano, além de participações em diversos eventos do município, assim como os alunos do Curso Técnico de Artes Cênicas. Entre essas participações, se destaca no “Segunda de 1ª”, evento quinzenal de música instrumental, no Café do Teatro Municipal.

A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria, reiterou o compromisso da instituição com excelência do ensino. O diretor da Escola, Bruno Py, destacou o aumento do número de alunos que se formaram em 2007. Para ele, esse dado não está somente relacionado com mais matrículas, mas também com a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.