A Escola Municipal de Dança de Macaé, da Secretaria Municipal de Cultura, conquistou dois troféus na 2ª Edição do Grand Prix Ana Botafogo, realizado no último final de semana na Orla da Praia dos Cavaleiros. O evento teve o patrocínio da Petrobras e contou com o apoio da Prefeitura de Macaé.
A escola apresentou no sábado (25), sete coreografias e conquistou o 1º lugar com a coreografia “Contraste” - 18 alunas do básico 1 e básico 2 na categoria Neoclássico Grupo Junior 02 e o 3º lugar com a coreografia “Eclipse” - Oito alunas do nível médio na categoria Neoclássico do Grupo Sénior. As duas coreografias foram criadas pela professora e coreógrafa Luize Helena Pessanha.
A secretária de Cultura, Waleska Freire, disse que ficou muito contente com o desempenho das alunas.
"Ver nossas alunas da rede pública subindo ao palco e voltando com dois troféus é a comprovação de que o nosso investimento na cultura e na educação de base funciona. Como apoiadora das nossas iniciativas culturais, fico imensamente orgulhosa de cada passo que elas dão, parabéns a todas as bailarinas e à equipe”, pontuou.
A diretora da Escola Municipal de Dança, Cláudia Tenório, disse que foi uma grande oportunidade das alunas participarem do festival.
“Participar do Grand Prix Ana Botafogo representa muito mais do que estar em uma competição. É a oportunidade de vivenciar a arte em sua forma mais plena — com disciplina, emoção e respeito. Para nossas alunas, esse evento é uma experiência transformadora, que estimula o crescimento técnico, o amadurecimento artístico e, acima de tudo, o fortalecimento de valores como dedicação, superação e trabalho em equipe”, ressaltou.
A professora Gabriela Pinheiro representou a escola com a coreografia “ Instinto” do coreógrafo Michel Cordeiro, com uma proposta totalmente diferente, na Categoria Dança Contemporânea Solo Feminino Sênior.
A professora, coreógrafa e bailarina Gabriela Pinheiro, disse que participar da coreografia foi um desafio.
“Fico feliz de executar uma proposta completamente diferente da sua habitual, por minha formação ser o ballet clássico. Foi um grande desafio me reconstruir dentro desta proposta tão inovadora que o Michel me propôs”, disse.
O coreógrafo Michel Cordeiro conta que a coreografia mistura a energia do jazz e o ritmo das danças urbanas.
“A intensidade da dança contemporânea, explorando a interpretação visceral de uma moradora de rua que, apesar da exaustão e das adversidades, nunca perde o amor à vida e à vaidade. Através dessa fusão de estilos, a bailarina é levada ao limite, transparecendo a luta pela sobrevivência e, ao mesmo tempo, a beleza da resistência. Uma performance que desafia as convenções, unindo o vigor de múltiplas linguagens com uma profundidade emocional única”, explicou.
A professora e coreógrafa, Luize Helena Pessanha, disse que ficou orgulhosa com o resultado das alunas.
“Sinto um orgulho imenso das alunas da escola. Essa conquista representa a dedicação que demonstraram no festival e, também todo o empenho e crescimento que vêm mostrando ao longo dos últimos dois anos em que tenho trabalhado com elas. Cada ensaio, cada desafio, cada momento de superação valeu a pena. Esse prêmio, essa vitória simboliza o amor pela arte e o poder transformador da dança. Ver o brilho nos olhos delas é o maior reconhecimento que eu poderia ter”, disse emocionada.
Alunas que compõem as coreografias:
Categoria Neoclássico Grupo Junior 02
· Coreografia: Contrastes – 1º LUGAR
Alunas: Amanda Berlink Moreira, Ana Clara Couto Silva, Anna Alice Santos Cruz, Dandara Antunes Zarour Rogerio, Érica Santiago Gonçalves, Giovanna Rodrigues Batista Passos, Laura Prata Fernandes, Maria Alice Soares Rocha, Maria Antonia Caetano Lima, Nicolly Adrya da Silva Andrade, Raquel de Souza Figueiredo, Sara Piazza Lacerda, Yasmim Soares de Souza, Alice Medeiros Daher, Isabel de Jesus Oliveira, Nathali Pimenta Laureano, Nina Manhães Drumond, Valentina Correa Cartacho Mello
Categoria Neoclássico Grupo Junior – 3º LUGAR
· Coreografia: Eclipse
· Alunas: Beatriz Rita Miranda Alves, Clara Freixo Alcantara, Gabriela da Silva Garcia, Gabriella Silva Barreto, Gessiane Rodrigues Lopes, Lethicya Beppler Rabello, Maria Alice dos Santo Lima, Rafaela Vianna Pereira.
Além das coreografias acima que foram premiadas, também se apresentaram com solos representando a E.M.Dança as alunas:
· Alice Manhães Miranda , 10 anos, clássico de repertório variação feminina infantil - Princesa Florine - Ensaiadora: Profª. Gabriela Pinheiro
· Lavínia Ferreira Cordeiro, 11 anos, clássico de repertório variação feminina Júnior 01- Variação Boneca Coppelia - Ensaiadora: Profª. Gabriela Pinheiro
· Gessiane Rodrigues Lopes, 16 anos, clássico de repertório variação feminina Júnior 02-
Paquita - Ensaiadora: Profª. Luize Helena Pessanha
· Gabriela da Silva Garcia , 17 anos, clássico de repertório variação feminina sênior - Kitri - Ensaiadora: Profª. Luize Helena Pessanha