A Escola Municipal de Informática inicia o Curso Livre de Informática Básica, gratuito, em 10 de outubro. Segundo o professor Carlos França, coordenador do curso, a carga horária do primeiro módulo é de 08 horas. Os aprovados farão o segundo módulo, com duração de dois a três meses, que inclui Word, Excel e planilhas, Internet. O professor informa que o terceiro módulo é profissionalizante, no qual os alunos vão trabalhar com os perfis das empresas de Tecnologia de Informática (TI) e serão preparados para inserção no mercado de trabalho. Ao todo, são 480 vagas.
Carlos França observa que, se algum candidato não conseguir aproveitamento, terá a chance de refazer o curso. “Além dos primeiros contatos com o software, que são os programas, e com o hardware, que são os equipamentos, os alunos conhecerão a história da Informática e sua importância na vida atual”, comenta o professor. Ele acrescenta que os alunos vão conhecer o que é um PC – Personal Computer, e o que são work stations – estações de trabalho, palm top, e todos os recursos computacionais do gênero, e diz que não haverá exclusão.
Outro aspecto ressaltado por França é o conhecimento do papel desempenhado por todos os profissionais que utilizam a Informática como ferramenta. “Desde saber ligar a máquina até conhecer ícones, janela, barra de ferramentas, área de trabalho, utilização dos botões do mouse, passando pelos aplicativos, com o objetivo de familiarizá-los com o mouse”, especifica. França ressalta que a inclusão digital é o maior objetivo do atual governo, e que a Escola está capacitada a ministrar o curso a 10 mil pessoas por ano, com instrutores preparados pedagógica e tecnicamente com essa finalidade, todos alunos do curso de Sistemas de Informações da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos – FeMASS.
Conforme edital divulgado pela imprensa na terça-feira (13), a faixa etária para inscrição e freqüência ao curso básico de Informática começa aos 12 anos e alcança os integrantes da “melhor idade”. Segundo o professor, para aprender a lidar com os maiores de 50 anos, os instrutores tiveram palestras com a doutora Ana Lucia Couto, professora da UFRJ.
As inscrições para o curso básico de Informática continuam na Casa do Caminho, Catalunya em Missão e FeMass, onde também funcionará o curso básico. A relação dos selecionados será divulgada em 01 de outubro. As matrículas serão feitas de 03 a 07 de outubro. O laboratório de Informática da FeMASS estará à disposição de participantes do curso e dos interessados todas as sextas-feiras, com a assistência de instrutores preparados para esse fim.