Foto: Divulgação
A atividade foi realizada nesta terça-feira (12)
A Defesa Civil Municipal promoveu, nesta terça-feira, (12), junto com a equipe regional da Cruz Vermelha de Macaé, um treinamento sobre primeiros socorros na Escola Municipal de Educação Infantil Mai Carmem de Jesus França, na Praia Campista. Esta é a primeira unidade municipal que recebe a ação permanente do programa “Preparação para Emergências”. A programação foi direcionada a professores e auxiliares de serviços escolares, e contou com a parceria da Secretaria de Educação.
A iniciativa envolveu cerca de 30 profissionais, que receberam orientações específicas, teóricas e práticas, de como agir diante de situações adversas, a exemplo de queimaduras, ferimentos, engasgo, massagem cardíaca e reanimação cardiopulmonar. O treinamento contou com o uso de bonecos de simulação.
A unidade escolar atende 108 estudantes, na faixa de dois a cinco anos. A diretora geral, Liz Ramalho, elogiou a capacitação. “Foram repassadas informações preciosas e procedimentos atuais, que contribuem muito com o dia a dia. O treinamento foi muito importante”, frisou.
A programação segue a Lei Lucas (13.722-2018), que estabelece a obrigatoriedade da capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de recreação infantil. "Estamos nos preparando para realizar o 'Defesa Civil na Escola', que foi apresentado recentemente para a Secretária de Educação, Leandra Lopes”, ressaltou o Secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio.
A capacitação foi ministrada pelo presidente da Cruz Vermelha Macaé, Marcos Bouchorny, em parceria com os técnicos de segurança do trabalho da Defesa Civil Stênio Vieira e Régis de Lima. Na oportunidade, os participantes receberam informações e tiraram dúvidas quanto ao tema. “Saber como lidar com questões adversas nas dependências da escola é essencial. Esta preparação é primordial”, comentou Joseferson.
O próximo passo é a implementação do projeto “Defesa Civil na Escola”, que será realizado na rede pública municipal de ensino em parceria com a Secretaria de Educação e o Escritório de Gestão, Indicadores e Metas do município (Egim). A primeira unidade municipal que vai receber a ação será Amil Tanos, no Morro de Santana, no dia 27 deste mês. Em maio está previsto o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, no Miramar.
O programa prevê a capacitação de alunos e professores do 1º ao 6º anos, e demais profissionais das unidades escolares, a como agir em caso de desastres, contemplando 20 escolas na primeira etapa, que vai de abril a novembro. Eles receberão noções para a autoproteção de desastres naturais, a partir do conhecimento de percepção dos riscos; bem como prevenção e combate a incêndios e acidentes domésticos; primeiros socorros desde o atendimento inicial até a quem chamar; ambiente e cidadania; e
implementação do Plano de Emergência para a Escola.