logo

Escola Municipal Interagir está na lista das melhores do estado

20/08/2012 14:46:00 - Jornalista: Joice Trindade

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgados esta semana pelo Ministério da Educação (MEC/Inep) estão sendo motivo de comemoração para escolas da rede municipal de Macaé. Uma delas é a Escola Municipal Interagir, que foi apontada como uma das 100 melhores de 1º ao 5º ano do estado do Rio de Janeiro. A conquista da escola, que atingiu a média 6,4, ultrapassou as metas estabelecidas para as etapas iniciais dos anos de 2011, de 5.8, a 2015, de 6.3.

Para a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, os resultados de escolas municipais como Interagir, Professora Maria Letícia Santos Carvalho e Ivete Santana Drumonnd de Aguiar, demonstram que a Educação está no caminho certo e, principalmente, evidencia o envolvimento de toda a equipe como professores, coordenadores, dirigentes e alunos com a educação:

- Esta é uma vitória de todos os profissionais do ensino municipal. Esta unidade tem trabalhado efetivamente para garantir que os estudantes tenham acesso ao ensino de qualidade, adotando políticas públicas que possibilitem acesso ao conhecimento de forma plena. Mas, ao mesmo tempo, a conquista aponta a necessidade de trabalhar ainda mais considerando os muitos desafios existentes. É preciso destacar que o fundamental é o trabalho integrado do professor em sala de aula junto à equipe pedagógica. Mas, o efetivo envolvimento dos pais e responsáveis é essencial no processo ensino-aprendizagem e no êxito escolar, salientou a secretária.

Atualmente com um total de 387 alunos, a escola, que teve a participação de 82 estudantes na avaliação do Ideb de 2011, conta com professores empenhados e envolvidos em cursos de Formação Continuada e palestras ligadas à família.

- A proposta pedagógica do ensino da Interagir prima socialização, pesquisa, autonomia do conhecimento e despertar para o senso crítico, reflexão e criatividade dos nossos alunos e profissionais. Como o próprio nome diz, a escola se volta para a interação de toda a comunidade escolar no processo pedagógico”, explicou a diretora geral , Dilma de Almeida Pinto.

Diante do sucesso da unidade, a diretora pontua que o currículo da escola inclui atendimento em ambientes como a sala multifuncional para os portadores de necessidades especiais educacionais, o laboratório de informática, a sala de leitura e as atividades de Educação Física específica para os estudantes do 3º ao 5º anos: “Só temos que agradecer aos nossos profissionais, ao apoio dos pais e da Secretaria de Educação”, ressaltou.

A diretora-adjunta, Danielle Oliveira Vieira, concorda: “Os professores de cada área de ensino se reúnem semanalmente para avaliação do ensino. Eles são muito engajados. Além disso, os pais participam do processo de aprendizagem dos filhos através de projetos pedagógicos, reuniões direcionadas e acompanhamento em casa”, falou Danielle.

A direção do Colégio Municipal Interagir aposta nos anos posteriores: “A nossa equipe faz a diferença. Desenvolvemos um trabalho coletivo no âmbito escolar, incluindo a família como parceira. A proposta é resgatar valores e contribuir na formação da cidadania. Todavia, o índice positivo do Ideb não apenas representa a avaliação do 5º ano de escolaridade, mas de todos os alunos que fazem parte da escola, desde o 1º ano”, pontuou Danielle Vieira.

Feliz, a aposentada Nilda de Oliveira, contou com orgulho que suas duas netas foram alunas da Interagir: “Minhas netas estudaram neste colégio desde o 1º ano. Hoje, Yasmin e Yohanna estão no 6º e 7º anos em outras escolas. Elas são excelentes estudantes e a base sólida do ensino veio da Escola Municipal Interagir”, finalizou.