A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, da Fundação Macaé de Cultura, está com programação diversificada para este final de ano. Cantores, músicos, atores mirins, adolescentes e jovens se apresentarão no Teatro Municipal, na Nova Aurora, nas dependências do Centro Macaé de Cultura e na Praça Veríssimo de Melo.
Nesta quinta-feira (8), dez crianças das aulas de teatro apresentarão a peça “Sonho de Uma Noite de Verão”, texto de William Shakeaspeare, com adaptação de Olga Reverbel. O espetáculo será no quarto andar do Centro Macaé de Cultura, às 18h30, para platéia previamente selecionada, cuja formação é de pais, amigos e convidados.
Segundo a professora Cássia Gomes, o objetivo dos cursos é dar oportunidade para que seja experimentada a linguagem do teatro. “O ensinamento é para que os alunos vejam o social (o grupo), em primeiro lugar, abandonando o individualismo”.
Na próxima terça-feira (13), às 18h30, no mesmo local e público alvo, os adolescentes apresentarão a peça “Os Três Mal Amados”, uma adaptação do poema de João Cabral de Mello Neto. Contando a história de três amores não-correspondidos, oito atores mostram as frustrações da infelicidade amorosa. Uma das atrizes, Júlia Sant’Anna dos Santos Veras (15), diz que se sente segura em frente à platéia, uma vez que já atua há mais de cinco anos. Há dois anos na Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, a estudante afirma que graças ao teatro ficou mais comunicativa e menos inibida. Já Erick Tuller da Fonseca (12) fala de sua personagem Joaquim, cujo amor doentio por uma mulher acabou com a vida.
- Para finalizar o ano tornou-se interessante montar algo que seja significativo. É um experimento deles que terão a platéia de amigos e pais. O espetáculo reflete o compromisso entre eles”, diz a professora. Ela lembra que durante o ano foram realizados jogos de interpretação, estimulando o desenvolvimento psicossocial, quando se valorizou a busca de improvisações como soluções aos problemas. “Coisas que o ator tem de saber ao enfrentar o público -, conclui.