logo

Escola Municipal recebe doação de livros

24/11/2010 16:08:19 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Divulgação

Alunos da Escola Municipal Lia Kopp receberam, nesta quarta-feira (24), a doação de kits com quatro livros infantis

Foi com muita alegria que cada um dos cerca de 130 alunos da Escola Municipal Lia Kopp receberam, nesta quarta-feira (24), a doação de kits com quatro livros infantis. A entrega foi feita por funcionários do Banco Itaú e fizeram parte do Programa Itaú Criança, que tem como objetivo o incentivo à leitura.

Esta foi a primeira escola macaense a fazer parte do programa. “O banco, através da Fundação Itaú Social, está desenvolvendo em todo o país esta campanha de entregar livros didáticos, porque entende que a história e a leitura podem mudar a vida de uma criança”, disse Claudia Brazil Fontes, gerente do Itaú, que esteve presente na entrega.

No total foram entregues cerca de 200 kits. Os que sobraram serão colocados na sala de leitura da escola.

- Ficamos muito felizes com esses livros. Eles vêm de encontro com o projeto que a Secretaria de Educação já vem desenvolvendo conosco, de incentivo à leitura. Esse ano conseguimos estruturar nossa sala de leitura, e a secretaria tem nos apoiado não só com os livros, mas também com a nossa professora de leitura, que também tem realizado gratuitamente cursos de capacitação na secretaria, comentou a diretora Janaina Zimmer Fagundes.

Os livros doados foram O Jogo da Parlenda, Bem-te-vi, Os Três Porquinhos e Lobisomem. As escolas que tiverem interesse em receber os livros podem se inscrever no site do Banco Itaú ou pelo site http://www.lerfazcrescer.com.br/.

A doação, de quatro livros para cada aluno, faz parte da campanha feita pelo Programa Itaú Criança, criado com objetivo de divulgar e defender os direitos da criança e do adolescente. O Banco Itaú, por meio do programa, disponibiliza gratuitamente, mediante um cadastro em seu site, um kit com quatro livros infantis. A iniciativa visa a incentivar a leitura para crianças de até seis anos de idade e a instituição fará a distribuição dos títulos enquanto durar o estoque.

Participação social nas escolas

A participação de familiares e empresas provadas na escola tem sido incentivada pela Secretaria de Educação, através de uma série de ações, entre elas, os mutirões Minha Escola Querida, criados pela vice-prefeita Marilena Garcia, e pela atuação dos conselhos escolares nas escolas.

- Já foi comprovado que, quando a sociedade participa da vida escolar, a educação melhora. Por isso é importante a participação não só de empresas, mas também da família. A doação desses livros mostra que as instituições privadas estão entendendo essa importância, ressaltou o secretário de Educação, Guto Garcia.