Escola participa de programa ambiental

07/05/2013 17:00:00 - Jornalista: Joice Trindade

A rede municipal de ensino de Macaé está no programa "Viva Meio Ambiente". A equipe da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marli Vasconcelos Lemos participa das reuniões pedagógicas voltadas para debater e estudar estratégias para serem multiplicadas em outras unidades de ensino.

O encontro, realizado em Rio Bonito, nesta terça-feira (8), envolve 28 escolas municipais que representam 13 cidades do estado. A unidade é situada na Rua W5, no bairro Novo Botafogo.

O programa “Viva Meio Ambiente” é desenvolvido pela concessionária Autopista Fluminense. As reuniões do programa visam destacar trabalhos relacionados ao meio ambiente e tem como tema central “Reciclagem”.

O encontro conta com a presença de três educadores de cada instituição e um representante da Secretaria de Educação de cada município, totalizando cerca de 60 participantes.

Este é o quinto ano do Programa Viva Meio Ambiente na Autopista Fluminense e a ação visa promover a conscientização ambiental junto a educadores e alunos de escolas dos municípios situados nas proximidades da BR-101. Os educadores participam de dinâmicas de grupo sobre o meio ambiente e recebem todo o material pedagógico que é distribuído a alunos, professores e escolas do projeto, na forma de kits, livros e gibis educativos.

No decorrer de todo o dia, a equipe de apoio da concessionária desenvolve dinâmicas de grupo e outras atividades envolvendo os mascotes do programa.

A proposta é que para este ano de 2013 sejam intensificadas propostas de atividades para o ano letivo com o acompanhamento dos trabalhos
dos orientadores das escolas. Além disso, todas as escolas participantes recebem o material didático.

A Escola Municipal de Educação Infantil Marli Vasconcelos já é reconhecida no município por trabalhar as questões ambientais com a participação da comunidade escolar e dos pequenos alunos moradores do bairro Botafogo e adjacências.

Dentre as ações estão a coleta seletiva de lixo com a contrapartida de doações de materiais como folhas, cola, lápis e borracha e campanhas como plantio e doação de mudas.