Foto: Divulgação
Projetos pedagógicos envolvem comunidade e alunos
Atividades voltadas para sustentabilidade têm sido parte dos projetos pedagógicos das escolas. A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marly Vasconcelos (Novo Botafogo) realizará até o mês de dezembro a campanha “Somos um pelo bem do planeta e de todos que moram nele”, que tem como objetivo mobilizar familiares dos 450 alunos, além de moradores e trabalhadores do bairro e proximidades na entrega de materiais que podem ser reciclados, como plástico, embalagens de leite e suco, vidros, alumínio e óleo de cozinha. O recolhimento acontece na própria escola, às terças e quintas, em horários específicos, seguindo as regras de distanciamento social.
Todo material reciclado será pesado e revertido em cestas básicas, que serão entregues para famílias e comunidade, que forem identificados com maior necessidade. Os itens descartados são entregues para uma empresa de reciclagem, que executa diversas etapas até se tornarem novos materiais.
Seguindo o ambiente virtual, a escola lançou a votação do mascote da campanha. Cinco animais serão selecionados por meio das redes sociais da unidade. Para seleção, a Marly Vasconcelos contou com parceria do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem/UFRJ), que orientou a unidade quanto aos dez animais típicos de Macaé, que também foram escolhidos através de votação dos pequenos.
Mesmo com o ensino remoto, a unidade tem conseguido envolver a comunidade escolar em ações como “Outubro Rosa - Sozinhas somos pétalas, juntas somos flores", que faz parte da campanha “Somos um pelo bem do planeta e de todos que moram nele”, e promoveu passeio de bike na Praia Campista e live na semana passada. Neste mês também ocorre a “Hora do Conto” com lives que abrangem músicas, brincadeiras e contação de história.
Outros trabalhos são destacados nas redes sociais (grupos de WhatsApp, Facebook e Instagram) e nas atividades não presenciais disponíveis no site www.educacaoinfantilmacae.com.br, página que pode ser acessada do blog www.educacaonaopara.com. Vivências e materiais pedagógicos também são entregues em dias específicos na escola.
Reconhecida por atuar em ações ambientais, a Marly Vasconcelos também conta com um telhado ecológico com garrafas pets na área destinada ao parque. A escola funciona na Rua Godofredo Nascente Tinoco, Novo Botafogo.