logo

Escola Sandra Maria de Oliveira Franco prepara comemoração de 10 anos

09/11/2012 10:46:00 - Jornalista: Joice Trindade

O mês de novembro tem comemoração em dose dupla para a Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Franco. A unidade vai comemorar 10 anos de fundação na próxima terça-feira (13), a partir das 15h, com uma programação especial para os 370 alunos do 1º ao 5º ano de escolaridade. Para marcar a data, será realizado também o lançamento da nova revista do projeto “Planeta Azul”. A segunda edição conta com produções dos alunos que não fizeram parte da primeira publicação.

A publicação coletiva dos estudantes é fruto de uma parceria entre a Fundação Mokiti Okada e a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, e do projeto Educação para a Paz. De acordo com o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, o objetivo do projeto que deu certo na escola Sandra Maria de Oliveira Franco é envolver todos os alunos na produção coletiva de gêneros textuais direcionadas à formação de valores: “Projetos que enaltecem a leitura, escrita e dão asas à imaginação são fundamentais para contribuir com o desenvolvimento do processo-ensino aprendizagem”, ressaltou.

Toda a ação do projeto é mediada pelos professores da escola e o coordenador Miguel Ângelo Lopes. Todavia, para esta edição, além de serem protagonistas e autores das histórias, os alunos também estão envolvidos oficinas diversificadas: “Estamos comemorando dez anos de funcionamento. O objetivo é sempre atender aos estudantes da melhor maneira possível, com atividades diversas como coral, oficinas de meio ambiente. Temos muito que comemorar e agradecer” - pontuou a diretora, Elisa Sales.

Para a coordenadora do programa Educação para Paz, Sônia Terezinha Gonçalves, projetos como o “Planeta Azul” se consolidaram em levar às salas de aula ferramentas pedagógicas voltadas para a paz e cidadania: “Todo este envolvimento deve ser construído com a integração de todos. Esta é mais uma ação do ‘Educação para a Paz’, que se volta a uma educação aliada à cultura do pertencimento e cidadania”, disse.

A Fundação Mokiti Okada desenvolve projetos direcionados à formação de valores em busca de uma sociedade renovada com cidadãos conscientes. Sendo assim, o Projeto Planeta Azul foi idealizado pela equipe de educadores da Fundação Mokiti Okada, que desde 1998, juntamente com os cursos de orientação pedagógica para docentes e especialistas, faz parte do Programa de Educação, e se direciona as escolas da rede pública e privada.

Mais eventos - Mas, a festa não para por aí, no dia 21 de novembro, a partir das 10h, a escola vai lançar o mascote “Cuidador do Livro Didático” e também apresentar do projeto “Relatos de um amigo, o livro”, que conta com uma coletânea de textos e histórias em quadrinhos. Com o título “Pequenos Grandes Autores”, o livro que foi elaborado em um tamanho grande (fora dos padrões de livros normais) e produzido por mais de 30 alunos de turmas diversas. A programação também será marcada por um jogral e apresentações de paródias.

Entre eles estão os estudantes João Pedro da Silva Ribeiro e Sara Koyabashi. Dedicados, os pequenos autores se empenharam na redação de poemas, cartas e histórias variadas. Feliz, a coordenadora do programa do Livro da unidade, Isa Gonçalves, destacou que o projeto se consolidou por reforçar o zelo com o livro didático e o gosto pela leitura e escrita dos estudantes: “Esta foi mais uma ferramenta que se volta para a melhoria da construção do processo ensino-aprendizagem e a formação de cidadãos ativos, capazes e escritores de situações como o cuidado com o material didático e o que se passa ao redor”, finalizou Isa.