Cerca de 600 alunos dos 6° ao 9° anos de escolaridade do Colégio Municipal Professor Samuel Brust participarão, na próxima terça-feira (13), de mais uma edição do Café Literário. O evento acontecerá das 9h às 12h e das 14h às 17h, na escola situada na Barra. Um dos objetivos do programa desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, é dinamizar as aulas de Língua Portuguesa, através da diversidade e interação, além de despertar o interesse pela leitura, para que os alunos busquem novos universos literários.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, programações como estas enaltecem as manifestações culturais, a potencialidade e criatividade dos estudantes. “O Café Literário contribui para a valorização dos alunos”, ressaltou.
A programação literária, que já faz parte do projeto “Lendo o Mundo”, desenvolve oficinas de leitura no decorrer dos bimestres. Entre os gêneros já trabalhados pelos professores de Língua Portuguesa, estão contos e outras histórias, poemas e romances, além de lendas e crônicas. D Durante o evento, alunos, pais, funcionários e responsáveis pelos estudantes terão a oportunidade de assistir à exibição do vídeo “Macaé, ontem e hoje” e do jogral “Macaé em cordel”. Os alunos também vão apresentar o rap “Meu lugar”.
Na avaliação da diretora geral do colégio, Cláudia Márcia de Melo Mattos, a culminância do projeto neste bimestre reforça o trabalho dos educadores e o empenho dos estudantes. “Temos sempre que nos envolver em projetos que se voltam para estimular nossos estudantes e manter a qualidade do ensino”, destacou.
Segundo uma das coordenadoras de Língua Portuguesa da rede municipal, Sandra Matsumura, projetos como “Oficina de Leitura” e “Meu lugar”, que também são ministrados na unidade, consolidam a prática de formar novos leitores.“Os professores da rede municipal trabalham com gêneros textuais diferentes, para despertar o interesse e ampliar o conhecimento dos estudantes”, concluiu.
Segundo Guto Garcia, além dos temas já trabalhados, a previsão é que no quarto bimestre seja enfocado o projeto “Gêneros gramáticos e produção de blog”.