Escola Técnica Natálio Salvador Antunes comemora 10 anos

28/09/2022 18:16:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Programação de aniversário vai até a próxima sexta-feira (30)

Os 10 anos da Escola Técnica Municipal Natálio Salvador Antunes, comemorados nesta quarta-feira (28), foram marcados por uma programação especial com apresentação dos trabalhos pedagógicos e atividades específicas realizadas pelos estudantes.

A unidade, que funciona no Córrego do Ouro e atende alunos do Ensino Médio, prossegue até a próxima sexta-feira (30) com a "Semana de Aniversário", que visa a integração e mobilização de toda comunidade escolar - com destaque para as ações, desafios, avanços e trajetória da escola.

Nesta quarta-feira (28) a programação foi marcada por apresentações das turmas, dança "La Cultura Hispânica" e exposições específicas. São elas: "Poetizando & Desenhando: 10 anos de encantamento", "Desenhando um caminhar de poesia e sabedoria”, mural "Natálio, 10 anos construindo um planeta melhor”, além do concurso de fotografia "Natálio em Foco".

Já na quinta-feira (29), a programação segue com a palestra "Juventude e Direitos Humanos no século XXI", exibição do vídeo "Natálio – Minha vida no EM" e apresentação "La Cultura Hispânica: Gastronomia".

Na sexta-feira (30), último dia da Semana de aniversário, haverá as apresentações "Fala Geek- O jogo da cultura pop" e "Jongo: Uma manifestação cultural e folclórica". Para finalizar a programação, a musicalidade vai ficar por conta do coral "10 anos de um Natálio Nostálgico”.

O início da programação contou com Olimpíadas, feira de Ciências/Sustentabilidade e o jogo "Quizz Atualidades: Humanidade-atual, atuante-atualizada" e Show de Talentos.

Nos últimos 10 anos, a escola se destacou em Olímpiadas, jogos de futsal, campeonatos de robótica, Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação, maratona on-line Hackathon Macaé Conecta e Festival de Xadrez.

A área, de 1.152 metros quadrados, atende somente alunos do Ensino Médio. A unidade é dotada de oito salas de aula, duas salas reservadas para laboratórios, diretoria, sala de professores, refeitório, recepção, cozinha e despensa.

O nome da unidade municipal é em homenagem ao português Natálio Salvador Antunes, que veio para Macaé em 1951. Ele foi vereador por quatro mandatos e durante suas gestões não recebia salário. Natálio Salvador Antunes se destacou pela atuação voltada para a economia rural, tendo reconhecimento em toda região.

A programação desta quarta-feira contou com as presenças da Secretária de Educação, Leandra Lopes, Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia, Marcos Lemos, superintendente de Ensino Fundamental (anos finais), Odilaine Fernandes, além de representantes das equipes da Superintendência de Ensino Fundamental e Administrativa da Secretaria de Educação, além de representantes do Conselho Tutelar, ex-alunos e estudantes do Colégio Municipal Ivete Santana. Eles foram recebidos pelo diretor geral, Liomar Ouverney e a equipe gestora.