logo

Escolas apresentam projetos do Dia de Conscientização do Pontal

25/04/2007 08:33:32 - Jornalista: Simone Noronha

Cerca de 500 alunos de escolas da rede municipal de ensino de Macaé participaram na última terça-feira (24) no Teatro Municipal de mais uma atividade do programa de educação ambiental “Conhecer para Preservar”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os alunos cumpriram uma das tarefas da Gincana Ambiental, mais uma etapa do evento “IX Dia de Conscientização do Pontal”. Desta vez, eles tiveram que apresentar projetos culturais ligados ao meio ambiente e à água.

A Escola Wolfango Ferreira destacou-se em uma apresentação que tratou o desmatamento de forma conceitual, com alunos vestidos de rio e suas margens lutando contra a poluição. A Escola Municipal de Pescadores trouxe uma versão ecológica de alguns raps e mostrou-se uma equipe muito unida em sua apresentação. O grupo da Associação Macaense de Deficientes Auditivos (Amada) mais uma vez presenteou a todos com uma visão diferente e singular do mundo no trabalho intitulado “ A voz do surdo”.

Os representantes da Guarda Sênior mostraram muito bom-humor e talento em uma pequena peça intitulada “O jardim da nossa casa”. Destaque também para a as apresentações do Ciep Oscar Cordeiro, Escola Municipal Engenho da Praia e o Colégio Télio Barreto. Fechando a festa, o Ciep da Aroeira apresentou o “Boi do Recicladão”, um boi bumbá que dançou ao som de uma banda de instrumentos feitos de material reciclado.

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria, Paulo Sérgio, o evento terá sua culminância na Feira Macaé Sempre Verde, que acontece em maio no Parque da Cidade. Na Feira, cada grupo vai poder fazer uma reapresentação, além de poder divulgar projetos que buscam desenvolver atividades de cunho sócio-ambiental nas comunidades onde as escolas estão inseridas. O desenho que irá representar o próximo Dia de Conscientização do Pontal, em 2008, será eleito pelos participantes da Feira Macaé Sempre Verde.