Foto: Bruno Campos
Novo material será fundamental para incentivar os alunos a estudarem matemática, inclusve nas aulas de reforço
As escolas da rede municipal de Educação começaram a receber nesta sexta-feira (21) os kits para montar os Laboratórios de Matemática. O material foi entregue pelo secretário de Educação, Guto Garcia, acompanhado da equipe de coordenação de Matemática nas escolas Elza Ibrahin, Engenho da Praia e Ciep Oscar Cordeiro.
- O novo material será fundamental para incentivar os alunos a estudarem matemática. Esse trabalho vai reforçar os conceitos da disciplina e sanar as dificuldades através da aplicação de outros tipos de atividades. Muitos alunos têm dificuldade em Matemática, e com esse material, o professor terá mais recursos para o ensino, ressalta.
Para o professor de matemática do 8º ano da Escola Municipal Elza Ibrahin, na Ajuda, Thiago Vidal da Costa, o material será essencial, inclusive nas aulas de reforço. “Geralmente focamos as quatro operações no laboratório. Sem dúvida este material é um investimento que vale muito a pena. Os jogos que vieram nos kits reforçam o que foi aprendido em sala, de forma lúdico”, comentou.
A professora de matemática do 6º do Elza Ibrahin, Helena Marcia Pontes Rangel, lembrou que quando o aluno chega na aula regular de matemática, ele lembra do jogo que foi aprendido no laboratório. “Realmente este material vale muito a pena. Com os jogos percebemos que os alunos se concentram mais na aula também”, completou .
Uma das coordenadoras dessa área, Vanessa Arenari, afirma que essas estratégias têm melhorado a aprendizagem da matemática. “Será possível manusear esses materiais e pesá-los. Materiais dourados, quebra-cabeças, lápis de cor, régua, compasso, papel quadriculado, entre outros, fazem parte do kit”, disse Vanessa.
A também coordenadora de Matemática, Norma Tanus, considera que executando tarefas no laboratório os alunos aprendem a fazer relações. “Esses procedimento matemáticos irão propiciar que desenvolvam habilidades que serão importantes para todas as áreas, como concentração, perseverança, validação de resultados, organização e síntese”, destaca.