logo

Escolas comemoram parceria entre Cedae e prefeitura

17/09/2009 10:58:04 - Jornalista: Douglas Fernandes

Alunos e diretores do Colégio Municipal Botafogo, da Escola Municipal Almir Lapa (Incubadora), no Bairro Ajuda, e Escola Parque Wanderley Quintino, na Malvinas, comemoraram o sucesso da parceria entre a secretaria de Educação e a Cedae no abastecimento de água. Eles afirmaram que a fornecimento contribui para sanar o principal problema que suas unidades passavam nos últimos anos. “Achei que nunca teríamos água corretamente aqui”, desabafou a diretora do Colégio Botafogo Luiziana Simões de Almeida. Mais de 1100 alunos foram beneficiados até o momento com o trabalho conjunto.

O Colégio foi o primeiro a receber a reestruturação da rede para o fornecimento de água. Luiziana disse que os alunos continuam mantendo a economia de água e utilizando-a conscientemente. “Eles continuaram evitando o desperdício, mas agora sabem possuem água à vontade”, esclareceu.

A diretora do Colégio Wolfango Ferreira, Mariza Silva de Souza, afirmou que a falta do serviço de abastecimento comprometia o correto funcionamento da unidade. “Quando faltava água tínhamos que por vezes suspender as atividades por não ter condições de atender durante o dia mais de 900 de pessoas”, lembrou.

Por meio da ação conjunta entre a secretaria de Educação e a Cedae, foi feito um levantamento na estrutura da escola que recebe o fornecimento de água. Após passar pelos reparos e ajustamentos corretos, a empresa pode finalmente colocar o hidrômetro e realizar o abastecimento. Segundo a subsecretária administrativa de Educação, Marialva Gentil, todas as escolas da rede passarão por avaliações e serão atendidas priorizando a que apresentam situações emergenciais.

- A rede apresenta algumas unidades que ainda não possuem o correto funcionamento na rede de abastecimento da Cedae. Conforme a conclusão das obras, a companhia irá reestruturar as escolas para que possam receber um melhor fornecimento, explicou.

No último dia nove a Secretaria de Educação e a Cedae firmaram uma parceria para regularizar o abastecimento de água nas escolas da rede municipal de ensino. O acordo foi proposto após os resultados obtidos com o trabalho em conjunto em três escolas: Colégio Municipal Botafogo, Escola Municipal Almir Lapa (Incubadora) no Bairro Ajuda e Escola Parque Wanderley Quintino na Malvinas. Em outubro serão finalizados os trabalhos nas escolas: (Ciep 454 Municipalizado-Nova Holanda, Colégio Municipal Professora Elza Ibraim - Ajuda, Escola Municipal Letícia Peçanha de Aguiar – Centro, Escola Municipal Iracema Miranda (AMADA)- Centro, Colégio Municipal Wolfango Ferreira-Barra, Escola Municipal Professora Hilda Ramos.

Pelo acordo, as unidades de ensino passarão por uma vistoria técnica e uma adaptação, para que em seguida a companhia possa realizar o fornecimento. Os dois setores trabalharam nos últimos meses priorizando 13 unidades. Desse total, três foram regularizadas, seis serão concluídas no próximo mês e quatro se encontram em processo de adaptação.
Grande parte das unidades escolares possui uma rede de abastecimento de água precário muitas vezes semelhante às residenciais, com cisternas de baixo volume e encanamento básico. Como a companhia opera com o abastecimento nas escolas por escalas, muitas destas, por não possuírem um reservatório adequado, acabam por sofrer com a falta d”água.

- Esta semana estaremos com nossa equipe técnica visitando as escolas, traçando um perfil de cada rede de abastecimento para em seguida apresentarmos à Cedae e debatermos sobre as obras de reparos necessárias para colocarmos toda a estrutura apta para receber o abastecimento de água, disse Marialva Gentil.