logo

Escolas continuam recebendo kits esportivos e se preparam para o Jogos Estudantis

07/05/2010 10:27:36 - Jornalista: Fernanda Lisbôa

Em clima de Copa do Mundo e na expectativa das olimpíadas de 2016, o Brasil vive a época do esporte. Nas escolas municipais de Macaé prossegue o incentivo às práticas esportivas. A secretária Municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, planejou o ano letivo de 2010 marcado pelo desenvolvimento de uma gama de atividades de Educação Física nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Essas ações vão desde a entrega dos kits esportivos até o incentivo do atletismo com os Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM).

Em fevereiro foram realizadas no município duas palestras voltadas para os profissionais dessa área, com professores e monitores de esporte. A primeira foi ministrada pelo professor Waldir Lins de Castro do Rio de Janeiro e abordou o tema “As ideias e Realidade das Escolas”, e a segunda promovida pela professora Cristina Burle, que tratou sobre “O corpo como veículo de Aprendizagens”.

O trabalho não parou por aí. A Secretaria de Educação segue distribuindo desde o mês de março, kits esportivos para as escolas. “Estamos entregando à direção das escolas kits com bolas de futsal, handbol, basquete, futebol de campo e ainda bola de vôlei com rede, além de bambolês e cordas para pular. Cada escola está recebendo o material de acordo com a sua realidade, ou seja, com o tipo de esporte que ela trabalha junto a seus alunos”, explicou a subsecretária Municipal de Educação na Cultura, Esporte, Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia, Conceição de Maria Rosa.

Ela informou também que as práticas esportivas referentes ao atletismo também estão sendo incentivadas, já que no próximo dia 12, acontece no município os Jogos Estudantis das Escolas Municipais. “As escolas selecionam seus alunos, com aptidões para salto à distância, arremesso de peso, corrida, entre outros. Treina e faz a inscrição dos mesmos para participação no JEEM. O primeiro colocado de cada categoria, irá participar dos Jogos Estudantis das Escolas Públicas do Rio de Janeiro. Estaremos acompanhando e incentivando todos os alunos a ocupar o primeiro lugar do pódio também no estado”, declarou Conceição.

A Secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, acredita no poder do esporte como elemento diferencial na diminuição dos índices de violência. “Estamos oferecendo aos nossos alunos a oportunidade da prática esportiva e incentivando suas aptidões. Já está mais do que provado, que o esporte só traz benefícios à saúde e a vida social. Através do esporte conhecemos pessoas de todas as idades, raças e religiões, no esporte não há preconceito ou discriminação, quem pratica atividade física deve ter uma vida saudável, longe de drogas, então temos que trabalhar muito essa área nas escolas e aproveitar que o brasileiro é um apaixonado por esporte”, enfatizou a secretária.