Estudantes da rede municipal de ensino estão realizando visitas ao do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFF), onde conhecem a estrutura oferecida pela instituição. No passeio, os alunos visitam salas de aula, laboratórios e as demais instalações destinadas às atividades do Instituto.
Entre as escolas que agendaram as visitas estão o Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, o CIEP 058 Municipalizado Oscar Cordeiro, a Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, o Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo e o Colégio Municipal Professor Samuel Brust.
Durante a visita, os alunos fizeram entrevistas com os coordenadores e os alunos do IFF para obter informações sobre os cursos oferecidos, a estrutura do campus e o atual mercado de trabalho. Também aproveitaram para conhecer os laboratórios e equipamentos utilizados.
- A partir do momento que eles nos visitam e presenciam a vivência prática que dos alunos que estudam aqui, eles se animam, perguntam bastante e descobrem os cursos com os quais tem mais afinidade. No auditório, cada coordenador fala sobre os cursos e as habilidades que podem ser desenvolvidas pelos estudantes ao cursá-lo. Depois, nos laboratórios, eles têm a oportunidade de estar onde os alunos do Instituto aprendem toda a parte prática. A partir daí eles começam a ter um pouco da visão das atividades que são realizadas pelo IFF, afirmou a orientadora pedagógica da Secretaria de Educação e coordenadora do convênio entre a Prefeitura e o IFF, Maria Auxiliadora Nascimento Ribeiro.
Para a aluna Crislaine Pessanha, que veio da rede municipal e antes de ingressar no IFF realizou a visita ao campus para conhecer toda estrutura, conhecer as salas de eletromecânica, eletrônica e automação, dentre outras, foi muito importante para a sua escolha.
- Quando cheguei e vi as dependências tive a certeza de que tinha escolhido o curso certo e que não iria me arrepender no futuro. Não é fácil, mas não é impossível ingressar em uma instituição de qualidade como o IFF, basta se dedicar aos estudos para isso.
O coordenador do curso de eletromecânica, César Lago, concorda com a aluna e complementa dizendo que durante as visitas os alunos acabam por descobrir qual é a sua vocação profissional.
- As visitas são essenciais para que os alunos cheguem ao IFF já direcionado aos cursos que vão fazer. Aqui eles têm o primeiro contato com os laboratórios, com os professores e conhecem as matérias que irão cursar, pontuou.
Vale lembrar que os estudantes da rede municipal de ensino ganharam mais um prazo para realizarem as inscrições para o processo seletivo 2012 do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. O IFF resolveu prorrogar a data até a próxima terça-feira (25), com o pagamento da taxa de inscrição podendo ser feito em qualquer agência do Branco do Brasil até a quarta-feira (26).
As inscrições podem ser feitas pela internet, no endereço eletrônico www.iff.edu.br, mediante o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 12,00. Os interessados também podem comparecer ao Campus Macaé para realizar as inscrições. As provas do Processo Seletivo 2012 serão aplicadas no dia 27 de novembro e o resultado final será divulgado no dia 28 de dezembro de 2011.
Os alunos matriculados nas escolas municipais que se inscreverem nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na modalidade Regular, nos Cursos Técnicos Subsequentes e nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para Jovens e Adultos (PROEJA), ainda terão direito a uma bonificação na pontuação.