Os alunos das escolas da Região Serrana de Macaé receberam mil kits de livros com histórias clássicas da literatura infantil. A Coleção de Livros Infantis é uma ação do Programa Itaú Criança, da Fundação Itaú Social, que visa incentivar a leitura através da contação de histórias por meio de livros infantis ilustrados. Um kit é composto por quatro exemplares selecionados pela Fundação: “O jogo da Parlenda”, “Bem-Te-Vi”, “Os três porquinhos” e “Lobisomem”.
A participação da iniciativa privada nas ações realizadas na escola tem sido incentivada pela Secretaria de Educação. A doação de livros do Programa Itaú Criança já havia sido realizada na Escola Municipal Lia Kopp. Para o secretário de Educação, Guto Garcia, estas parcerias são bem vindas e devem ter uma continuidade:
- Somente o poder público não consegue arcar com as necessidades da população que são muitas. Então quando vemos uma iniciativa como esta do Banco Itaú, ficamos muito orgulhosos do trabalho que a Educação está fazendo no município, pois as empresas estão se juntando a nós. Acho que outras empresas poderiam fazê-lo, seja através de reformas em escolas, doações, enfim, qualquer iniciativa que ajude a escola é bem vinda. Em Macaé temos vários exemplos de empresas que são parceiras da escola e o Banco Itaú é uma delas, comentou.
Desde 11 de outubro de 2010, a Fundação Itaú Social está distribuindo gratuitamente 16 milhões de livros para incentivar o gosto pela leitura como um bom caminho para o desenvolvimento completo das crianças e fundamental para o crescimento do país. E como foi identificado um crescimento significativo da Região Serrana, a parceria entre o Banco Itaú, a Secretaria de Educação e a população em geral se consolidou:
- A Fundação Itaú Social acredita que incentivar o gosto pela leitura é um bom caminho para o desenvolvimento completo das crianças e fundamental para o crescimento do país – disse o gerente da agência Itaú de Córrego do Ouro, Christiano Cerbino.
A diretora do Colégio Municipal Pedro Adami, o maior da Região Serrana, reafirma a importância de atitudes como esta para a formação do cidadão e a preocupação com o bem estar social das crianças:
- Com certeza veio a enriquecer tudo que já temos em nosso acervo na nossa sala de leitura. Esses livros vão somar ao nosso atendimento aos alunos do 4º e 5º ano de escolaridade que hoje são mais de 200 estudantes – disse a diretora lembrando que a biblioteca do colégio conta com cerca de 1000 livros.
Outras escolas que também tiverem interesse em receber os livros de literatura infantil, podem se inscrever no site do Banco Itaú ou pelo site www.lerfazcrescer.com.br.