Em comemoração ao retorno às aulas após o período de recesso escolar, as unidades de ensino da rede municipal já preparam as suas festividades. Em algumas delas serão realizadas festas culturais, enquanto outras seguem com o calendário de eventos em comemoração a São João, São Pedro e Santo Antônio, realizados desde junho e que se prolongaram pelos meses de julho e agosto, como forma de integrar as famílias dos estudantes, a comunidade com a escola.
Segundo a Secretária de Educação, Marilena Garcia, esta é uma forma de enfatizar a importância dos pais participarem de todos os momentos da vida escolar de seus filhos:
- Este é um tipo de festa que já está inserido aos nossos costumes, além de ser um momento para ampliar a integração com a família e a comunidade e oferecer novas aprendizagens aos alunos ao resgatar importantes manifestações culturais. Buscamos promover ações que fortaleçam a presença da família na escola, o seu envolvimento e comprometimento com o processo de ensino-aprendizagem – disse Marilena Garcia.
Entre as escolas que realizam eventos esta semana, está a Escola Municipal Joaquim Breves, que fica no distrito do Sana, na região serrana de Macaé. A primeira edição da festa cultural da unidade de ensino será realizada nesta sexta-feira (3), a partir das 18h. Na programação, apresentações folclóricas, bingo, brincadeiras, barraquinhas de comidas típicas e concurso de rei e rainha, além de um grande show com a banda de forró Filhos da Aldeia:
-Este ano decidimos inovar e mostrar aos nossos alunos e a suas famílias as diversas manifestações culturais presentes em nosso país. A festa contará com a participação de todos os alunos, desde a Educação Infantil até a EJA. Eles farão uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, comemorado em 2012 – pontuou a diretora-adjunta, Andrea Cunha dos Passos, lembrando que toda verba arrecada durante a festa será revertida em benefícios para a própria escola.
Já para os alunos da Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval é época de colocar a roupa de caipira, dançar quadrilha no arraial e aproveitar as comidas típicas, como pipoca, maçã do amor, e tantas outras delícias, além de brincadeiras, como pescaria e bingo. Isso porque a unidade de ensino promove, neste sábado (4), das 10h às 16h, a sua “Festa na Roça”: “Por questões ligadas ao calendário, este ano vamos realizar a nossa festa típica em agosto, mas sem menos comemoração. Teremos apresentações, brincadeiras, comidas típicas e muito mais. E tudo que for arrecadado, será em benefício da escola. Por isso convidamos toda comunidade a participar também”, afirmou a diretora-adjunta, Valéria Barbosa da Costa.
Todos esses eventos fazem parte do “Dia da Família na Escola”, iniciativa incentivada pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, com a intenção de levar o ensino além da sala de aula, realizando uma integração entre a escola e a comunidade. O cronograma de atividades ligadas ao “Dia da Família na Escola” segue nas escolas da rede municipal nos meses de agosto e setembro.