A coleta de dados do Educacenso 2012 está na reta final. As 106 escolas da rede municipal de ensino, incluindo o Colégio Aplicação (CAp) e a Escola de Artes Maria José Guedes já concluíram o levantamento dos dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola. Até o final da próxima semana, o Educacenso também será finalizado pelos núcleos I, II, III e V da Coordenadoria Municipal Especializada de Apoio ao Escolar (Cemeaes). O prazo do levantamento será encerrado na próxima segunda-feira, 31 de julho.
O registro está sendo feito no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep), onde também se encontram as informações referentes ao Educacenso 2011. Satisfeita com o comprometimento dos gestores e técnicos, a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, destaca que o êxito diante da coleta da pesquisa estatística permitiu que Macaé fosse apontada como um dos municípios destaques da pesquisa no ano passado.
— A prova do reconhecimento a Macaé no levantamento dos dados do Educacenso foi o convite e a participação dos técnicos da secretaria no Encontro Nacional de Censo Escolar, no Maranhão. Nosso município foi o único do interior do estado a fazer parte do encontro, que enfocou a importância dos dados do Educacenso para planejamento e melhoria da educação pública — lembrou Marilena.
O Educacenso é uma pesquisa estatística com o objetivo de assegurar políticas públicas educacionais e concessão de recursos do Governo Federal visando à qualidade da educação básica e desenvolvimento de políticas pedagógicas de programas como Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Livro Didático (PNLD). Marilena Garcia pontua que o município está atendendo a determinação da portaria nº 98 de 29 de abril de 2011.
— O cadastro é considerado uma radiografia detalhada do sistema educacional do país com dados individualizados de cada estudante e professor das redes pública e privada. As informações que são coletadas sobre a escola estão ligadas à infraestrutura, energia elétrica, água, esgoto, cozinha, secretaria, equipamentos eletrônicos — disse a secretária.
Os dados coletados referentes aos alunos dizem respeito à idade, sexo, cor/raça, em que série o aluno se encontra, frequência de aulas, utilização de transporte escolar, atendimento aos estudantes com necessidades especiais educacionais nas salas multifuncionais, além das atividades oferecidas nas escolas de horário integral, como reforço escolar, balé e capoeira. Com relação às informações dos professores, os quesitos são bem parecidos com os dos alunos, porém, destacando a formação e função que exercem.