A prática de atividade física por pelo menos 15 minutos mudou a rotina das unidades municipais de ensino, instituições e clubes de serviço nesta quarta-feira (30). Tudo em prol do Dia do Desafio, que reuniu servidores públicos e de empresas privadas, membros da comunidade, alunos e professores da rede municipal. A ação se deu em forma de competição, entre duas cidades, e este ano a disputa foi entre os municípios de Macaé e de Tacuman (México).
Durante todo o dia, os professores das unidades municipais se aliaram aos alunos para a prática de esportes, como o Colégio Municipal Professora Maria Letícia dos Santos Carvalho, que desenvolveu atividades voltadas para o resgate de modalidades esportivas populares como o futebol. Na lista também estão as unidades de Educação Infantil Aprisco e Professora Maria da Conceição Carvalho. Ambas executaram ações como alongamento e relaxamento, além da escola Emilson de Jesus Machado.
Segundo a secretária de Educação, Marilena Garcia, o Dia do Desafio contribui com fatores primordiais de cooperação e busca pela qualidade de vida: “Ações que promovem atividades físicas reforçam o desenvolvimento dos aspectos físico, emocional e cognitivo, não apenas em crianças e adolescentes, mas também nos adultos” disse.
Alunos das escolas de ensino Infantil e Fundamental participaram de atividades diversas. Uma das unidades participantes foi a Anna Benedicta da Silva Santos, onde mais de 400 alunos na faixa de dois a cinco anos participaram de atividades físicas como ginástica e dança, que foram ministradas nos dois turnos.
O Dia do Desafio do Anna Benedicta teve a participação especial da ginasta Carolina Félix Froede. A atleta mineira que mora em Macaé, acumula medalhas e títulos como a segunda colocação no Campeonato Regional de Ginástica Olímpica de 2012 e o Tricampeonato Brasileiro da modalidade, entre 2002 a 2004. Animada, a aluna Yasmin Carvalho, de quatro anos, disseram adorar a atividade do Dia do Desafio: “Gosto muito de dançar e pular e quando crescer quero fazer ginástica também”, contou Yasmin, acompanhada da professora Maria Aparecida Lucena.
Para a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Cláudia Márcia Alves, o Dia do Desafio é uma oportunidade para as pessoas refletirem quanto à importância da prática de atividades esportivas: “Esta programação foi essencial para congregar estudantes e profissionais da Educação”, pontuou.
O Dia do Desafio acontece no Brasil desde 1995 e é organizado pelo SESC-SP. O evento se realiza todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, promovendo atividades como passeios ciclísticos, ginástica laboral, atividades recreativas para crianças e adultos, gincanas, jogos, escaladas esportivas, corridas rústicas e brincadeiras como cabo de guerra.
Mas, além do Dia do Desafio, o Anna Benedicta de ensino promoverá o encerramento da Gincana voltada para o Dia da Família no próximo dia 16 de junho, a partir das 8h, no teatro do Nec. Para a diretora da escola, Valéria Cabral, a programação direcionada às modalidades esportivas como judô e tênis reforça a integração entre a escola e a família:
- Além de atividades físicas, está sendo realizada a arrecadação de garrafas pet´s e embalagens de leite. Este material será repassado para uma empresa de reciclagem, em contrapartida a unidade é contemplada com aquisições como recursos para estantes e outros benefícios - inalizou a diretora.