logo

Escolas Municipais promovem projetos extracurriculares, no sábado (14)

14/04/2007 12:52:06 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Os Colégios Municipais Professora Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros), Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar) e Aroeira, além do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, promoveram projetos extracurriculares na manhã de sábado (14). Em todas as instituições de ensino cerca de duas mil crianças participaram do evento.

No Colégio Municipalizado Aroeira aconteceu o projeto “Eu e o Outro, reunindo 850 alunos, orientados por 25 professores. O acontecimento foi uma culminância de atividades desenvolvidas desde fevereiro e teve como objetivo incentivar valores como cidadania, ética, direitos humanos e outros para o corpo discente. Dessa forma, houve oficinas através de atividades artísticas. Uma delas foi as crianças terem pintado o quadro “A Ponte Japonesa”, de Claude Monet.

Segundo a professora orientadora Adriana Agostinho Mareli, quando o francês Monet pintou esse quadro, estava quase cego. “Nosso objetivo foi passar para os alunos que mesmo com deficiência, as pessoas são capazes, pois o diferente não pode, nem deve, ser excluído”, ensina a professora. Outras atividades nessa instituição de ensino foram: trabalhos com lã, retalhos e papelão; oficina de fantoches, baseada na música “Máscaras”, da cantora Pity; confecção de cartões para os alunos presentearem uns aos outros, estimulando o bom convívio.

O projeto “Buscando a família da comunidade”, que ocorreu no Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho, envolveu 525 alunos e 53 professores. Os estudantes têm idades entre 11 e 18 anos, cursando do sexto ano ao ensino médio. Oficinas que acontecem dentro do Colégio foram apresentadas para os pais. Culinária, bordado e artesanato são algumas delas. Além disso, houve campeonatos de handebol e de futsal.

Para a diretora e professora Simone Viana de Carvalho, o evento tem como meta a integração dos pais com a o Colégio. “Eles conheceram as atividades diárias que seus filhos desempenham na instituição de ensino”, explica. No acontecimento, também foi realizada palestra sobre educação sexual para alunos com idades acima de 15 anos, esta foi ministrada por profissional da secretaria de Saúde.

A diretora-adjunta do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, Deíze Pinheiro da Costa, instituição de ensino onde o projeto intitulava-se “Dia da Família na Escola” contou que houve diversas atividades no evento. Foram realizadas as seguintes atividades: palestras sobre gravidez na adolescência, apresentação do coral da Petrobras, encenação da peça do Sítio do Pica Pau Amarelo e apresentação do coral, ambos pela quarta série, Festival de Poesias, e o encerramento com a banda Corporação Musical Ancyra Gonçalves Pimentel (Comasp).

Já no Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, o tema do evento foi “Ciep Saúde”. Durante o dia cerca de 400 alunos conheceram processos de medição de pressão arterial, participaram de palestra sobre dengue e educação ambiental.