As 110 escolas da rede municipal de ensino de Macaé vão receber a partir do dia 13 de fevereiro mais 4,2 mil novos alunos. A procura é quase 15% maior do que o ano passado. Para abrigar os novos alunos, a prefeitura está investindo na ampliação e construção de salas de aula e em três novas escolas. Além disso, dentro de no máximo 15 dias a Secretaria de Educação estará convocando novos professores, aprovados no concurso de 2004, que começarão a trabalhar imediatamente.
De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Educação, a maioria dos novos alunos não é macaense, e sim formada por crianças e adolescentes de famílias de outros municípios e estados que estão se mudando para a cidade. Dos outros estados, a maior parte dos novos alunos veio do Nordeste.
- Os dados da Educação comprovam o crescimento populacional de Macaé, que é 18% além da média nacional. Recebemos aqui pessoas de todo o lugar do país, e apesar de termos um orçamento alto comparado com cidades do mesmo porte, as nossas demandas são muito maiores. Os investimentos em Saúde e Educação consomem nada menos que 40% dos recursos do município, disse o prefeito Riverton Mussi.
Novas escolas e salas de aula
Além das reformas e ampliações de salas feitas em 2007, a prefeitura está concluindo uma nova escola de Ensino Fundamental no distrito do Sana, que vai funcionar em horário integral. Além disso, este ano serão construídas mais duas escolas de Educação Infantil no Aeroporto e nos Cavaleiros e uma escola de Ensino Fundamental no Barreto. Das 110 escolas da rede, 60 já começam o novo ano letivo funcionando em horário integral.
A secretária de Educação, Milmar Pinheiro, lembrou que este ano houve um aumento na procura por vagas de Maternal – nas creches, para crianças a partir de dois anos – e para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
- O EJA nos surpreendeu. Começou em 2005 com um número bem pequeno de alunos. Hoje, já temos cerca de quatro mil inscritos. Isso mostra a importância que as pessoas estão dando para a necessidade de ter um bom nível de escolaridade para enfrentar melhor o mercado de trabalho, comentou a secretária.
Pré-matrícula: resultado na próxima segunda
Resultado da pré-matrícula sai na próxima segunda-feira (14), nos pólos onde cada aluno fez a sua inscrição. As matrículas começam dia 31, e as aulas, no dia 13 de fevereiro.Os professores e pessoal de apoio devem se apresentar às escolas no dia 11 de fevereiro, e no dia 12, acontece o Encontro Municipal de Professores, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro).
A secretária de Educação lembra que na hora da distribuição de vagas, será respeitada a primeira opção preenchida na pré-matrícula. Caso não haja vaga na escola escolhida, o aluno será encaminhado para a escola mais próxima de sua casa, obedecendo a regra do Ministério da Educação.
O aluno que não fez a pré-matrícula não corre o risco de ficar sem vaga. De acordo com a secretária de Educação, a relação de vagas disponíveis será encaminhada para todas as escolas. Os pais poderão fazer a matrícula diretamente nas escolas ou procurar a Central de Atendimento, que funciona na sala 19, na sede da secretaria (Rua Antero Perlingeiro, 402, centro).