logo

Escolas municipais recebem Prêmio Cisne Branco na Marinha

01/12/2010 14:51:55 - Jornalista: Clinton Davisson

Alunos das escolas Maria Isabel Damasceno Simão, Antônio Alvarez Parada e dos Pescadores participam de concurso

Alunos de três unidades da rede municipal de ensino Macaé - Maria Isabel Damasceno Simão, Antônio Alvarez Parada e da Escola dos Pescadores - receberam este mês o prêmio “Cisne Branco” outorgado pela Marinha brasileira. A última cerimônia de entrega ocorreu nesta terça-feira, no Colégio Maria Isabel, no Centro de Macaé. Os alunos Joice Cristina Pereira dos Santos, Julia Cristina da Silva Lima e Thais de Oliveira Pereira receberam, respectivamente, os prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugares na categoria do terceiro ano de ensino médio.

A Operação Cisne Branco é um prêmio concedido anualmente pela Marinha do Brasil para alunos de todo o Brasil e tem como objetivo despertar, na comunidade escolar, o interesse pelos assuntos relacionados à Marinha e às coisas do mar. Os autores dos três melhores trabalhos em cada nível, por escola, receberam diplomas e medalhas.

Vencedora do primeiro prêmio em toda Macaé, a aluna Joice Cristina Pereira dos Santos recebeu, além do certificado, um aparelho celular e irá participar das etapas regional e nacional do concurso.

- Foi um incentivo e tanto. Ainda não sei o que quero estudar, gostaria muito de ser estilista, mas todo mundo diz que não dá futuro. Agora, com esse prêmio, fico mais confiante em poder correr atrás do que eu acredito, declarou Joice que também agradeceu a todos professores, sua turma e a diretora do colégio, Lucy Caldas Simões, pelo apoio ao projeto.

O sargento Wagner Moraes, elogiou o nível das redações e lembrou que Joice concorrerá com alunos de todo o Brasil e lembrou que o tema “Amazônia Azul, a nova fronteira” está intimamente ligado a Macaé. “A Marinha tem a missão de proteger o imenso litoral brasileiro que é um dos maiores tesouros do país principalmente por causa do petróleo”, destaca Wagner que infirma também que os autores das redações classificadas em primeiro lugar, nos dois níveis, em cada região (distrito naval), receberão um prêmio e o Troféu Cisne Branco, a serem entregues na cerimônia do Dia do Marinheiro.

Os alunos de ambos os níveis, vencedores em âmbito nacional, receberão como prêmios um laptop e uma viagem a bordo do Navio-Veleiro "Cisne Branco", com um acompanhante.

Em 2010, 76.798 alunos de 1.146 escolas de todo os Brasil assistiram às palestras proferidas por Oficias da Marinha e concorreram ao prêmio Cisne Branco, com redações de 20 a 40 linhas e ser escritas de próprio punho. A avaliação é feita levando em conta diversos critérios como abrangência, profundidade, objetividade e afinidade dos assuntos abordados com o tema da redação, além do desenvolvimento: concatenação lógica, capacidade de análise e de síntese; e, principalmente o domínio da linguagem escrita: correção ortográfica, gramatical, pontuação e riqueza no vocabulário empregado.

Os alunos de ambos os níveis, vencedores em âmbito nacional, receberão como prêmios um laptop e uma viagem a bordo do Navio-Veleiro "Cisne Branco", com um acompanhante. As instituições de ensino e empresas apoiadoras receberão um certificado pela participação nessa divulgação da mentalidade marítima nas escolas.