Escolas municipais recebem projeto ‘Estante de Histórias’

25/05/2022 18:10:00 - Jornalista: Equipe Secom

Além da entrega das estantes, o projeto realizará oficinas nesta quinta-feira (26)

Treze escolas públicas municipais de Macaé irão receber estantes com livros novos e atividades do “Estante de Histórias”, realizado pela VR Projetos Culturais Educacionais, com patrocínio da EDF Norte Fluminense, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Secretaria de Educação. Cada escola receberá a doação de uma estante amarela personalizada com temas da literatura infantil.

A proposta é que o objeto seja uma ferramenta de apoio à educação nas escolas para os professores, bibliotecários, funcionários e voluntários promoverem a leitura e até utilizá-lo para armazenar outros livros e materiais pedagógicos.

Serão contempladas, este mês, as seguintes unidades: Colégio M. Generino Teotônio de Luna; Colégio M. do Sana (escola-polo); C.M Tarcisio Paes de Figueiredo (escola-polo); EM Profª Elisabete de Azevedo Dias Brandão; C.E.M Ana Maria Bacellar Leite e Santos; Ciep 455 Municipalizado Maringá; Colégio M. Pedro Adami; Colégio M. Raul Veiga; Colégio M. Carolina Curvello Benjamin; Colégio M. Profª Elza Ibrahim; Escola M. Leonel de Moura Brizola; CIEP 058 Oscar Cordeiro e Escola M. Carlos Gaspar.

No interior da estante estão disponíveis 100 livros infantis novos e mais 100 gibis, que através de uma história em quadrinhos conversa com as crianças sobre a importância da leitura e ainda oferece atividades sobre o tema. Na parte superior existe um baú, onde são encontrados dedoches desenvolvidos a partir dos acervos, uma cortina e bases para transformar a parte de cima da estante em um teatrinho, além de um tapete para ser utilizado em atividades ao ar livre e sacolas personalizadas para as crianças levarem livros para casa e fazer leituras em família.

Oficinas

Além da entrega das estantes, o projeto realizará duas oficinas presenciais para os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, nesta quinta-feira (26), 8h30 e 13h30, na Cidade Universitária, quando será abordada a importância da literatura para o aprendizado das crianças e serão apresentadas dicas para promover a leitura em sala de aula e atividades práticas para os participantes se tornarem bons contadores de histórias.

Projeto

O projeto Estante de Histórias, que em 2022 realiza sua sexta edição, já distribuiu mais de 37 mil livros novos para 370 escolas de 130 cidades brasileiras, beneficiando e incentivando a leitura para aproximadamente 90 mil crianças.

Saiba mais sobre o projeto Estante de Histórias em www.projetoestantedehistorias.com.br e de suas atividades através das redes sociais (Instagram: @VR.Projetos e Facebook: ProjetoEstanteDeHistorias). A novidade desta edição é que o projeto passou a oferecer, além do acervo físico, livros para leitura on-line, disponíveis para todos gratuitamente através da Estante de Histórias virtual em seu site.