Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
Segurança no trânsito é um dos conceitos trabalhados
Conceitos como segurança no trânsito e cidadania estão cada vez mais presentes no dia a dia de crianças em Macaé. Prova disso é que a “Escolinha de Trânsito”, uma das ações do Programa Circulando no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, já ultrapassou o número de 4,6 mil atendidos em quase 20 unidades em 2016. Voltada aos alunos da rede pública e particular de ensino, além de instituições e empresas, a Escolinha se consolidou como uma das mais importantes ferramentas para conscientização de alunos de cinco a sete anos (período inicial de escolaridade) e de oito a 11 anos (finalizando a primeira fase do Ensino Fundamental).
Por meio da “Escolinha de Trânsito”, as crianças aprendem de forma dinâmica e divertida sobre a necessidade de respeito às regras de trânsito. E para saber como se comportar, eles fazem a simulação em uma réplica das vias de uma cidade, com cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas. Assim, é possível entender o seu papel como cidadão inserido no trânsito, seja como pedestre, ciclista e futuros motoristas.
– É um orgulho para nós saber que as escolas estão cada vez mais interessadas em falar sobre trânsito com seus alunos e que a Mobilidade Urbana colabora para formar cidadãos mais conscientes do seu papel no trânsito não só hoje, mas também no futuro – comemora o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.
A pedagoga e coordenadora de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme, concorda que estes números são significativos e acredita que é muito importante que o tema seja cada vez mais tratado, em especial, nas salas de aula.
- O conhecimento sobre o trânsito não pode ser algo distante para a criança. E falar sobre o tema com elas é uma questão de cidadania, pois assim as conscientizamos sobre a necessidade do respeito e formamos condutores mais responsáveis para o futuro. Por isso, ver o número de interessados crescer cada vez mais é motivo de muita satisfação - pontuou.
Aprovação – Nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19), os estudantes da Escola Parque Municipal Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin, unidade que atende alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental, tiveram dois dias de aprendizado sobre educação para o trânsito, com direito a percorrer um circuito especialmente montado para isso. Eles também receberam material educativo, a cartilha de trânsito em formato de revista em quadrinhos “Pistinha e a Família Roda Certo” para reforço dos conceitos trabalhados em sala de aula.
- A necessidade de trabalhar o tema “trânsito” na escola é grande, porque estamos localizados em um bairro de ruas com grande fluxo, em que as crianças circulam bastante. Daí a importância da conscientização para que elas respeitem as regras e evitem acidentes de trânsito, já que costumamos observar muitos absurdos acontecendo nas ruas – explica a diretora da escola, Débora Câmara.
Contatos – Além da “Escolinha de Trânsito”, também são realizadas palestras sobre "Segurança no Trânsito e Direção Defensiva" e “Segurança no Trânsito para Motociclistas” nas empresas e instituições. Todos estes serviços são agendados por meio de ofício protocolado na sede da Mobilidade Urbana, situada à Rua Euzébio de Queiroz, 678 – Centro. Para informações, basta que os interessados entrem em contato pelos telefones (22) 3717-0881 / (22) 3717-0882 / (22) 3717-0883.