Foto: Juranir Badaró
Escolinha de Trânsito conta com réplicas reduzidas de semáforos, faixas de pedestre, radares eletrônicos e placas de sinalização
Após o sucesso na ação da Semana Nacional de Trânsito, comemorada no final do mês de setembro, a “Escolinha de Trânsito” começou a funcionar de forma itinerante nesta terça-feira (8). Com isso, a equipe da subsecretaria de Educação no Trânsito, da secretaria de Mobilidade Urbana, passa a levar esta estrutura às instituições de ensino de Macaé, para que, por meio de demonstrações práticas promovidas no ambiente escolar, os estudantes possam aprender sobre as regras básicas de circulação e segurança no trânsito.
A estrutura da “Escolinha de Trânsito” conta com réplicas reduzidas de semáforos, faixas de pedestre, radares eletrônicos e placas de sinalização. Estes dispositivos são dispostos em um circuito, que é percorrido de bicicleta pelos estudantes com o auxílio de um agente de trânsito. Tudo para que eles possam entender a importância, por exemplo, de se utilizar a faixa de pedestres para a travessia, de se respeitar a sinalização e, principalmente, se tornarem multiplicadores destas informações.
- O objetivo da 'Escolinha de Trânsito' é desenvolver uma atividade educativa na rede de educação de Macaé, para difundir conceitos éticos e apresentar a eles as regras básicas de circulação e segurança no trânsito. Assim, os estimulamos a aplicar estas regras em seu dia a dia e a repassar este aprendizado, os tornando multiplicadores – explica o subsecretário de Educação no Trânsito, Paulo Cesar Pereira.
Essa semana os alunos da Educação Infantil Creche Pré-Escola Fontes de Carvalho participaram das atividades da “Escolinha de Trânsito”. Foram 40 no total, sendo 20 no período da manhã e mais 20 no período da tarde. Antes deles, passaram pela “Escolinha de Trânsito” 123 alunos da Escola Municipal Professora Leticia Peçanha de Aguiar, 231 alunos do Centro Educacional Reino da Alegria, 125 estudantes da Maple Bear Canadian School e 48 estudantes do Centro Educacional Aprovado.
- Este trabalho com os alunos nos permite formar multiplicadores destas informações, junto aos pais, aos familiares e aos demais adultos. Por isso a intenção é que esta ação seja ampliada e se torne itinerante – pontuou a coordenadora de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme.
Programa - O programa “Circulando no Trânsito” é voltado para alunos da rede pública e particular de ensino de Macaé, além de instituições e empresas instaladas na cidade. Por meio de palestras e ações educativas ministradas pela equipe da subsecretaria de Educação no Trânsito, a secretaria de Mobilidade Urbana busca trazer de forma dinâmica e divertida conceitos como segurança no trânsito e cidadania.
Os interessados em agendar palestras sobre segurança no trânsito ou a “Escolinha de Trânsito” podem entrar em contato pelo telefone (22) 2765-2963 ou por meio de ofício protocolado na sede da Mobilidade Urbana, situada à Rodovia RJ 168, Km 4 - Virgem Santa - Macaé - RJ - 27910-220.