Escolinha de trânsito vai atender cerca de 1,1 mil alunos

21/10/2013 15:05:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Juranir Badaró

Abordar a segurança no trânsito é um dos focos do projeto

A “Escolinha de Trânsito”, que começou a funcionar de forma itinerante, esta semana, atenderá cerca de 1,1 mil alunos da rede municipal de ensino. Os estudantes receberão da equipe da subsecretaria de Educação no Trânsito da secretaria de Mobilidade Urbana, instruções sobre regras básicas de circulação e segurança no trânsito, por meio de demonstrações práticas.

Para isso, uma estrutura que conta com réplicas reduzidas de semáforos, faixas de pedestre, lombadas eletrônicas e placas de sinalização será montada na quadra das escolas, formando um circuito, que é percorrido de bicicleta pelos estudantes com o auxílio de um agente de trânsito.

- O objetivo da 'Escolinha de Trânsito' é desenvolver uma atividade educativa, para difundir conceitos éticos e apresentar aos alunos as regras básicas de circulação e segurança no trânsito. Assim, os estimulamos a aplicar estas regras em seu dia a dia e a repassar este aprendizado – explica o subsecretário de Educação no Trânsito, Paulo Cesar Pereira.

Nesta terça-feira (22) e quarta-feira (23), cerca de 500 alunos do Ciep Municipalizado Prof. Darcy Ribeiro, na Nova Holanda, participarão das atividades da “Escolinha de Trânsito”, das 9h às 16h. Já na quinta-feira (24) e na sexta-feira (25), serão mais 650 alunos atendidos na Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola, na Barra, no período da manhã, a partir das 9h, e da tarde, a partir das 14h.

Para o diretor geral do Ciep Darcy Ribeiro, Pueblo Peçanha, o trabalho feito com este foco no ambiente escolar poderá trazer resultados positivos. “Acho muito interessante a proposta. Atendemos 19 turmas em horário integral, da Educação Infantil ao quinto ano do Ensino Fundamental e estamos de portas abertas para receber a 'Escolinha de Trânsito'", afirmou.

A coordenadora de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme, lembra que a intenção é formar multiplicadores. “Este trabalho com os alunos nos permite formar multiplicadores destas informações, junto aos pais, aos familiares e aos demais adultos. Por isso ampliamos esta ação e a tornamos itinerante”, pontuou.

A “Escolinha de Trânsito” já atendeu também 40 alunos da Educação Infantil Creche Pré-Escola Fontes de Carvalho, 123 alunos da Escola Municipal Professora Letícia Peçanha de Aguiar, 231 alunos do Centro Educacional Reino da Alegria, 125 estudantes da Maple Bear Canadian School e 48 estudantes do Centro Educacional Aprovado.

Os interessados em agendar a visita da “Escolinha de Trânsito” podem entrar em contato pelo telefone (22) 2765-2963 ou por meio de ofício protocolado na sede da Mobilidade Urbana, situada à Rodovia RJ 168, Km 4 - Virgem Santa.