logo

Esculturas e fotos no Solar dos Mellos

20/06/2006 09:05:02 - Jornalista: Simone Noronha

A Secretaria de Acervo e Patrimônio de Macaé abre nesta terça-feira, às 20h, a exposição “Viagens pelos manguezais do Brasil”, do artista plástico e ambientalista Vicente Klonowski. A mostra é o resultado da viagem feita por Vicente de 1988 a 1991, feita pela costa brasileira de caiaque.

O resultado deste trabalho é a exposição com 50 imagens acompanhadas por objetos de uso popular e da embarcação que realizou o longo percurso. Durante a viagem, de Natal (RN) a Laguna (SC), Vicente recolheu imagens, histórias de pescadores e lendas, buscando compreender o modo de vida e os costumes dos moradores tradicionais do litoral.

Movido pela vontade de defender as culturas tradicionais e os manguezais, berçários da vida marinha, ele viajou dentro de um caiaque oceânico de 5,7 metros de comprimento.Ao desembarcar nas localidades de pescadores, Vicente coletou informações e trouxe impressões pessoais.

Para engrandecer a mostra, cada imagem é acompanhada por uma observação de morador ou relato do autor. Ë a sensibilidade de divulgar uma cultura tão rica, diversificada e ameaçada. A mostra também inclui esculturas de madeira, com enfoque em uma visão do mar, seus seres, homens, mitos e barcos.

As madeiras selecionadas para suas obras também já navegaram ou rolaram pelas águas salgadas e são recolhidas principalmente nas barras de rios. Além de troncos, raízes, também são coletados fragmentos de embarcações e madeiras boiadas de naufrágios.