logo

ESF de Imbetiba celebra colheita do projeto “Que mato é esse?”

11/10/2022 13:27:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Divulgação

As hortaliças foram doadas a pacientes da unidade

Quando a ideia é boa, vale a pena multiplicá-la. Em Macaé, a Estratégia Saúde da Família de Imbetiba é outro ponto de atuação do projeto “Que Mato é esse?”. Na semana passada, a colheita de hortaliças foi celebrada por servidores e pacientes da unidade que há cerca de um ano cedeu espaço para a criação da horta.

A gerente da ESF, Danielly Gomes, afirmou que os servidores fazem o plantio das sementes de hortaliças. Para a colheita, além dos funcionários, os pacientes que estiverem no local também podem colocar a mão na terra.

“Para os usuários acamados, nós levamos os alimentos nas casas deles que recebem muito bem a iniciativa. Os pacientes se sentem bem cuidados e ficam felizes com as visitas”, conta Danielly, acrescentando que em breve será feito um replantio.

Segundo a gerente, todas as unidades, que possuem área para tal, deveriam utilizar um espaço para o projeto. “Dessa forma, podemos trabalhar a saúde de forma mais ampla, desde o cultivo dos alimentos. Somos apenas um braço desse projeto tão importante”, observa.

Que mato é esse - O projeto nasceu há seis anos, com o objetivo de integrar a população (sejam pacientes das unidades de saúde ou menores em cumprimento de medidas socioeducativas) ao contato com a terra e o cultivo do que é bom e saudável. A cada plantio, são mudas de hortaliças diversas. Após as colheitas, elas são doadas a pacientes acamados da Estratégia Saúde da Família (ESF), ao Sentrinho, à Apae e ao Recanto dos Idosos. Também são consumidas pelos participantes, cumprindo as etapas: plantio, cuidado, colheita e alimentação.


Fotos Relacionadas