ESF Visconde celebra Dia da Mulher com atividades para pacientes

08/03/2024 16:37:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Ana Chaffin

As ações aconteceram durante toda a manhã

Posso ser saudável, mesmo portando diabetes? A resposta é sim, visto que saúde não significa ausência de doença, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta e muitas outras informações foram passadas na manhã desta sexta-feira (8) em uma ação especial pelo Dia Internacional da Mulher na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Visconde.

A palestra sobre Direitos da Mulher foi realizada pela assistente social Carolina de Sá, logo após a fala sobre saúde após os 40 anos, com a médica Rafaela Pessanha. As pacientes participaram também de um momento de informação e descontração. A manhã contou com um café especial, dinâmicas, entrega de brindes e até massagens de shiatsu, oferecidas a pacientes e a equipe da unidade.

A enfermeira e gerente da ESF, Mariana da Silva Açucena Carvalho, celebrou o sucesso da programação e, durante sua fala de abertura, falou sobre o autocuidado que toda mulher deve ter. “As mulheres geralmente cuidam dos outros e esquecem de si próprias. É importante sempre lembrar que é preciso se cuidar. Com essas ações, na unidade, buscamos criar mais laços com as pacientes e informamos que elas fazem a diferença. O Dia Internacional da Mulher traz isso: lembramos que somos fortes e de luta”, observa Mariana, ressaltando que durante a manhã também foram realizados preventivos em pacientes que estavam em atraso com o serviço.

Whatsapp - Com um número de WhatsApp disponível para mensagens, o contato com as pacientes se torna ainda mais próximo. Usuárias atendidas na unidade podem fazer contato pelo (22) 992310763.
ESF Visconde - Com cerca de três mil mulheres em seus cadastros, a ESF do Visconde abrange nove microrregiões. O espaço conta com profissionais como clínico médico, assistente social, nutricionista, enfermeira, psicóloga e fisioterapeuta. Está localizada na Rua Gilda Zarour, sem número, próximo ao Supermercado JPavani. Para receber atendimento, o interessado deve se dirigir ao espaço para cadastro com os documentos de comprovante de residência, carteira de identidade e Cartão SUS.


Fotos Relacionadas