A secretaria de Serviços Públicos (Semusp) montou um esquema especial para manter a limpeza na parte externa e interna do Parque de Exposição Latiff Mussi e do Centro de Convenções, onde acontece a XII Exposição Especializada do Manga Larga Marchador de Macaé (Esmmam).
Uma equipe da Semusp com 37 homens foi deslocada para a limpeza das 6h às 9h30m. “Colocamos nossos funcionários para recolher o lixo proveniente dos shows que estão acontecendo à noite”, explica o coordenador da equipe de limpeza, Juvenal de Almeida Filho.
De acordo com ele, por dia a equipe da Semusp tem retirado do local, uma média de cinco toneladas de lixo, a maioria papel e copos plásticos. Para reforçar o trabalho da equipe, a Semusp colocou quatro caixas com capacidade para sete metros cúbicos de lixo, distribuídos no Parque e no Centro de Convenções.
Todo o lixo está sendo recolhido do local por dois caminhões basculhantes, auxiliado por um compactador. Para manter a conservação do local, a Semusp colocou ainda uma equipe com oito pessoas das 14h às 22h. “Assim conseguimos manter o Parque limpo”, afirma Juvenal. Na quarta-feira (2) quando as barracas e demais estruturas do Parque começam a ser desmontadas, a Semusp manterá sua equipe no local até que todo local esteja limpo.
Chuvas - Muito trabalho durante a madrugada de sábado para os funcionários da Semusp. Após o temporal da última sexta-feira (27), a Semusp acionou toda sua equipe do turno da noite para os locais que ficaram mais críticos com as chuvas. Segundo o coordenador da equipe de limpeza, Juvenal de Almeida Filho, muitas árvores caíram, assim como galhos.
De acordo com ele, os locais mais críticos foram Campo D’Oeste, Maringuá e Sol e Mar. Já no centro da cidade, as ruas Conde de Araruama, Visconde de Quissamã, Beco do Caneco e o calçadão foram os locais mais afetados. Na praça Washington Luiz foram retirados três caminhões com galhos de árvores. O trabalho foi feito das 22h de sexta-feira às 6h30 de sábado.