Foto: Maurício Porão
O espaço conta com academia e parquinho infantil
O Espaço de Convivência da Praia dos Cavaleiros, recém inaugurado na gestão do prefeito Dr. Aluízio, tem agradado à população de todas as idades. No local, as pessoas podem praticar musculação, ginástica localizada, aulas de surf e ainda há o parquinho para as crianças. As atividades são coordenadas pela Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), de 8h as 10h; e à tarde, de 17h as 21h, com orientação de profissionais de Educação Física capacitados para cada prática esportiva.
De acordo com informações do coordenador do Espaço de Convivência da Praia dos Cavaleiros, Jorge Bem, as atividades estão sendo positivas para quem frequenta o local.
- A pessoa chega aqui com orientação médica para realizar atividades físicas e o profissional fica à disposição para que o exercício seja feito corretamente -, explica.
O artesão Erisson Armandi, de 31 anos, frequenta o local há um ano e, para ele, as atividades foram muito importantes para sua saúde física e mental. Já a aposentada Irani Almeida, de 72 anos, conta que já faz atividades físicas há vários anos.
- Faço atividades físicas sempre, gosto muito. Tudo fica bom, a relação com as outras pessoas melhora também -, afirma.
A professora aposentada Silvana de Souza, de 50 anos, explica que o seu problema de hipertensão arterial (pressão alta) melhorou. "Tomava dois comprimidos por dia. Depois que comecei a praticar exercícios aqui, a minha vida mudou", disse.
Até o soldado do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), Ronaldo Dias, aproveita para participar das sessões de massoterapia, que também são oferecidas para a população. O comerciante Luiz Antônio Valadão faz questão de frequentar a academia todos os dias. Além da prática de esporte, ele também leva os filhos Luiz Antônio e Luiz Gustavo, de quatro anos, para brincarem no playground que fica no mesmo espaço.
- Antes da instalação da academia fazia minha caminhada, mas estou me sentindo mais disposto e as dores nas articulações melhoraram. A equipe de profissionais é muito atenciosa e empenhada. Eles sempre estão atentos aos nossos procedimentos. Estou muito satisfeito -, elogiou Dias.
Também animada com a abertura da academia, a dona de casa Juliana da Silva, de 31 anos, contou que essa é a oportunidade para cuidar do corpo e da mente. "Estou mais bem humorada. Entrei na academia com o objetivo de emagrecer e estou conseguindo com o meu esforço, dedicação dos professores e ajuda dos amigos que já conquistei por aqui", falou.
O coordenador das academias, Everson Loureiro, ressalta que com a aproximação do verão, mais pessoas procuram o novo espaço.
- Antes nós só tínhamos um professor, agora são três profissionais especializados orientando as pessoas para que possam aproveitar os aparelhos da melhor forma e que mantenham uma rotina contínua de atividades -, pontuou.
Segundo dados da Fesportur, uma média de 150 pessoas frequenta diariamente a academia dos Cavaleiros. O município possui mais três academias: duas no bairro Parque Aeroporto e uma no Sol y Mar.