Espaço Mulher Cidadã: palestra aborda prevenção de infecções sexualmente transmissíveis

19/06/2024 19:00:00 - Jornalista: Cris Rosa

Foto: Moisés Bruno

O Espaço Mulher Cidadã realizou palestra nesta quarta-feira (19) com a farmacêutica esteta Soraia Werneck.

Uma vida sexual sem cuidados pode facilitar a transmissão das infecções sexualmente transmissíveis, as chamadas ISTs, que afetam a qualidade de vida dos seus portadores. No sentido de promover a educação voltada para a prevenção, o Espaço Mulher Cidadã realizou palestra nesta quarta-feira (19) com a farmacêutica Soraia Werneck.

As ISTs podem ser causadas por bactérias, vírus ou outros agentes, como parasitas, e são propagadas por meio das relações sexuais desprotegidas. Por isso, a informação é a arma mais eficaz para o controle dessas infecções.

De acordo com Soraia Werneck, que possui mais de 10 anos de experiência, o objetivo da palestra foi desmistificar o assunto, oferecer referências claras e precisas, e incentivar a conversa aberta sobre este tema tão importante para a saúde de todos.

“Como farmacêutica esteta sempre busquei unir ciência e estética para promover o bem-estar dos meus pacientes. Ao longo da minha jornada, percebi que a saúde da pele e a saúde sexual estão intrinsecamente ligadas. O que proponho é um mergulho no mundo das ISTs de maneira leve e informativa”, destaca.

Entre os assuntos abordados, as diferentes categorias, as causas e os sintomas; como prevenir as ISTs, métodos de proteção eficazes e comportamentos seguros, diagnóstico e tratamento, como identificar uma possível IST, as opções de tratamento e a importância do acompanhamento médico, impactos na saúde, riscos e as complicações que as ISTs podem causar e a importância do diálogo e da busca por ajuda profissional sem receio.

A coordenadora do Espaço Mulher Cidadã, Raquel Duarte, lembrou que, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um milhão de novos casos de ISTs são registrados diariamente, em todo o mundo.

“Existem inúmeros tipos de Infecções Sexualmente Transmissíveis, mas nem sempre as informações relacionadas a essas doenças são claras porque esse tema ainda é tratado como tabu. Muitas ISTs podem ser identificadas e curadas com tratamento simples, mas é preciso conhecimento”, avalia.

O Espaço Mulher Cidadã é um dos equipamentos da Secretaria de Políticas para as Mulheres e está localizado na Rua Dr. Luiz Bellegard, 139, Imbetiba.


Fotos Relacionadas