logo

Espaço Mulher encerra cursos gratuitos de geração de renda

23/03/2015 10:49:00 - Jornalista: Lourdes Acosta/ Assessoria Secretaria de Desenvolv

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para novos cursos no Espaço Mulher Cidadã Erosita Leclerc, localizado na Rua da Igualdade, 890, Imbetiba

Beneficiando cerca de 80 mulheres com programa de geração de renda, a secretaria de Desenvolvimento Social/subsecretaria de Política para Mulheres encerrou na sexta-feira (20), vários cursos que qualificam o público feminino para o mercado de trabalho. As aulas foram ministradas por técnicas especializadas e as participantes receberam certificação.

A qualificação faz parte do programa Renda Mulher, que prepara quem precisa ter uma profissão ou função e ajudar na economia familiar. São eles: patch work (trabalho com retalho), peti apliqué, elaboração de bolsas e acessórios, customização de vestiário (remontagem de roupas), bordado livre e auxiliar de cabeleireiro, no Espaço Mulher Cidadã Erosita Leclerc e o de corte de cabelo básico, no Lagomar.

De acordo com a coordenadora do Espaço Mulher Cidadã Erosita Leclerc, Adriana Leclerc, os seis cursos de verão tiveram início em janeiro - apenas o de bordado livre começou em 2014. No encerramento, ela destacou a importância da qualificação para as muitas mulheres que buscam sua independência econômica. “São importantes porque objetivam inseri-las no mercado de trabalho. Formamos para a prestação de serviços com qualidade, além de promovermos a autonomia financeira de quem precisa”, disse.

Na opinião da dona de casa Crislene de Jesus, de 34 anos, e residente no Parque Aeroporto, o curso de patch work foi muito interessante. “Primeiro porque eu tinha muito material (retalhos) em casa e segundo porque eu tinha vontade de me tornar independente financeiramente. Já estou confeccionando panos de prato, aventais e bolsas, pensando em comercializar no Dia das Mães que se aproxima”.

Duas concludentes dos cursos de auxiliar de cabeleireiro já começaram a faturar. Para Nadia Correia, de 45 anos, moradora do Barreto, o curso foi muito bom e já está lhe dando lucro. “Estou exercitando os novos tipos de corte, com técnicas diferentes e já comecei a lucrar”, comentou.

Já Karla Fernandes, de 21 anos, do Lagomar disse que foi em busca de uma renda. “Eu já comecei a faturar, graças a esse curso ofertado gratuitamente pela prefeitura. Acho que o município deve continuar a dar esse tipo de qualificação na área da beleza, pois atrai a maioria das mulheres”, frisou.

Novos cursos – Já estão abertas as inscrições para novos cursos no Espaço Mulher Cidadã Erosita Leclerc, localizado na Rua da Igualdade, 890, Imbetiba. No próximo dia 30 começam duas qualificações: "pintura em tecido" para o horário de 8h30 às 11h30 e "manicure", com a participação do Cetep, no horário de 13h30 às 16h30, ambos de segunda à sexta-feira. No dia 13 de abril será iniciado o curso de "corte de cabelo e penteado". Para se matricular, o interessado deverá comparecer pessoalmente no espaço, munido de cópias dos seguintes documentos: identidade, CPF e comprovante de residência.