logo

Especialistas discutem desafios da mobilidade urbana no primeiro dia da Semana Nacional do Trânsito

22/09/2026 17:40:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Bruno Campos

O evento continua nesta quarta-feira (23), das 8h às 16h, na Sede Administrativa da Mobilidade Urbana

A programação da Semana Nacional do Trânsito – “Vida em 1º Lugar” começou nesta terça-feira (22), reunindo especialistas, gestores e profissionais para discutir temas relacionados à engenharia, trânsito, transporte e mobilidade urbana. O evento, promovido pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé, foi aberto pelo secretário Jayme Muniz e contou também com a presença da secretária municipal de Saúde, Simone Sales.


Durante a abertura, Jayme Muniz destacou a importância da participação da sociedade na construção de soluções para os desafios da mobilidade urbana.


“A gente vai debater vários temas e vive uma evolução das cidades em que a mobilidade urbana se torna, junto com a segurança, educação e saúde, um fator determinante para a qualidade de vida das pessoas. É importante que a sociedade civil participe e contribua. Nosso papel é buscar soluções que promovam uma cidade cada vez mais humana”, afirmou o secretário.

O primeiro painel foi conduzido pelo arquiteto e urbanista Vicente Loureiro. Em seguida, o engenheiro civil e inspetor do CREA-RJ, Morgan Fairbairn, apresentou reflexões sobre infraestrutura viária e mobilidade. À tarde, a consultora especializada em mobilidade urbana e transporte público Patrícia Araújo e o diretor de Transporte da Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Moreira, encerraram a programação do primeiro dia.


A secretária de Saúde, Simone Sales, ressaltou os impactos dos acidentes de trânsito no sistema público de saúde e reforçou a necessidade da prevenção.

“Nós enxergamos o que acontece depois do sinistro de trânsito, quando o paciente entra na urgência e emergência. Os traumas envolvendo motocicletas representam grande parte dos atendimentos, principalmente entre jovens adultos em idade produtiva. São acidentes que poderiam ser evitados e que geram impactos sociais, psicológicos e econômicos. Que este seminário possa trazer discussões e informações que se transformem em prevenção”, destacou.

Macaé em Movimento
Com o tema “Macaé em Movimento – Evolução da Frota, Vítimas no Trânsito e Transporte Coletivo”, Vicente Loureiro abriu o ciclo de palestras apresentando dados sobre o crescimento da frota no município.


Segundo o urbanista, a frota municipal cresceu 40,6% nos últimos 12 anos, passando de 99.715 veículos registrados em 2013 para 140.237 em 2025. O crescimento das motocicletas foi ainda mais expressivo, atingindo 59,1% no mesmo período.

“O objetivo é refletir sobre o que está acontecendo e o que está por vir neste desafio complexo que é a mobilidade urbana. O crescimento das motocicletas observado em Macaé acompanha uma tendência nacional”, explicou.

Loureiro também destacou a importância do fortalecimento do transporte coletivo como alternativa à dependência do automóvel.

“A confiança no transporte coletivo nasce da experiência do uso diário, envolvendo regularidade, tempo de viagem, cobertura, integração, conforto e informação ao usuário”, afirmou.

Linha Azul e o planejamento da mobilidade
O engenheiro civil e inspetor do CREA-RJ, Morgan Fairbairn, apresentou uma análise sobre a Linha Azul, considerada uma importante conexão urbana entre as regiões Norte e Sul do município.

“Ela faz parte do arco viário de Macaé, criada para conectar diferentes regiões da cidade e retirar o tráfego pesado do eixo central. Com o tempo, transformou-se em um elemento estruturador da mobilidade urbana”, destacou.

Fairbairn ressaltou ainda que o planejamento futuro deve priorizar a qualidade da mobilidade e a segurança dos usuários, e não apenas o aumento da capacidade viária.

Menos carro, mais vida
A consultora Patrícia Araújo abordou o tema “A Revolução do Transporte Público Coletivo com Foco no Cidadão”, defendendo a valorização do transporte coletivo como instrumento de inclusão social e desenvolvimento urbano.

“O carro ainda é visto como símbolo de qualidade de vida. Ao mesmo tempo, reclama-se dos congestionamentos. A motocicleta não é a solução; é um sintoma do excesso de veículos e de um transporte público que deixou de ser desejado. O transporte coletivo é inclusivo e democrático”, afirmou.

Patrícia também destacou os avanços previstos na nova concessão do transporte coletivo de Macaé, que prevê renovação da frota, mobilidade elétrica, reestruturação das linhas e implantação de um centro de controle operacional.


Encerrando o primeiro dia, o diretor de Transporte da Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Moreira, lembrou que o dia 22 de setembro é celebrado mundialmente como o Dia Mundial sem Carro.

“A atual gestão, desde 2021, vem trabalhando para avançar na qualidade, modernização e eficiência do transporte público coletivo em Macaé”, ressaltou.

Programação desta quarta-feira (23)
O evento continua nesta quarta-feira (23), das 8h às 16h, na Sede Administrativa da Mobilidade Urbana, localizada na RJ-168, Km 4, no bairro Virgem Santa.

8h – Credenciamento

9h – Painel 03 | Planejamento e Mobilidade Ativa

Cidade Inteligente para Pessoas e seus Desafios – O papel transversal do planejamento na construção de políticas públicas da mobilidade ativa e acessível

Palestrantes:
Rui Paiva, diretor de Planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé, coordenador de Mobilidade Ativa e do Núcleo de Estudos de Sinistros de Trânsito (NEST);

Gabriela Dias, agente de trânsito, pedagoga, bacharel em Direito e pós-graduada em Gestão.

10h30 – Painel 04 | Educação para o Trânsito

Plantando Consciência, Colhendo Segurança – Como a educação para o trânsito vem promovendo conscientização em prol da segurança viária

Palestrantes:
Ralph Salvador Pereira Pinto, coordenador de Educação para o Trânsito;

Liriam Patrício Aracati, psicóloga clínica e instrutora da Escola do Servidor;

Cleison Soutto Piedade, agente de trânsito e instrutor de Direção Defensiva.

12h – Intervalo

13h30 – Painel 05 | Trânsito

Cuidar do Trânsito é Cuidar de Vidas

Palestrantes:
Fabiano Lima, diretor de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana;

Tenente-Coronel Renata Guedes Rodrigues, comandante do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv).

16h – Encerramento.



Fotos Relacionadas