logo

Espetáculo “Dançando com Luzes” percorre a cidade a partir dessa sexta

08/05/2008 15:58:17 - Jornalista: Andréia Lisboa

Núcleo de Dança Portadores de Alegria apresentar nesta sexta-feira (9), às 18h30, o espetáculo "Dançando Com Luzes", às 18h30, na praça principal do bairro Parque Aeroporto. Esse projeto é um dos contemplados com apoio cultural da Fundação Macaé de Cultura, por meio do edital de seleção, Ação Macaé Cultural.

O espetáculo de dança contemporânea e dança-teatro é composto por quadros interligados com poemas de Carlos Drummond, Manoel Bandeira, Paulo Leminski, Chacal, Murilo Mendes, entre outros.

O grupo Portadores de Alegria, composto por bailarinos portadores de necessidades especiais, existe há oito anos. O espetáculo "Dançando Com Luzes" estreou em outubro do ano passado, no Teatro Municipal de Macaé. “As coreografias isoladas evoluem durante o decorrer da montagem, como se fosse uma só. O grupo improvisa em cena”, disse o coreógrafo, roteirista e diretor, Ademir Martins. “Isso, para nós que lidamos diretamente com o ininterrupto processo de arte-terapia, é de fundamental importância, pois desenvolve ainda mais a autoconfiança e a solidariedade grupal”, explicou.

Além dele, as professoras Alessandra Gripp e Oyama Queiroz, criaram as coreografias, e Renato Azevedo, o cenário. Os bailarinos dançam com as luzes cenográficas durante um espetáculo que emociona a platéia. Ademir ressalta que essa montagem é mais uma das conquistas dos bailarinos, além de resgate da dignidade e da auto-estima da pessoa portadora de necessidades especiais.

A base do trabalho do núcleo, fundado e dirigido por Vânia Tolipan, é a arte-terapia, que desenvolve a saúde psicofísica e cultural do elenco. O núcleo foi o único da categoria convidado a participar do Festival Internacional de Dança, em Joinville-SC, em 2007.

Esta será a primeira de muitas apresentações pela cidade. Ainda este mês, o grupo se apresenta na Escola Municipal Alvarez Parada, no bairro Imbetiba; dia 18 de junho estará na Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, na Costa do Sol; dia 20 de junho, na praça da igreja na Virgem Santa; em julho, no distrito de Glicério, região serrana, e no bairro Lagomar, e, em agosto, na Sociedade de Ensino e Terapia Macaense-Sentrinho, no Sol e Mar.