Foto: Moisés Bruno
Prefeito anunciou novos projetos esportivos para 2022
A Secretaria de Esportes de Macaé homenageou, na última quinta-feira (23), os 164 atletas contemplados no Programa Bolsa Atleta 2021. Foi realizada uma cerimônia, no auditório da Cidade Universitária, para entrega dos certificados de participação no Programa aos atletas de 26 modalidades esportivas inscritos no processo deste ano.
O Secretário de Esportes, Marvel Maillet, apresentou o trabalho desenvolvido ao longo do ano pela secretaria, desde a organização da sede administrativa, dos equipamentos esportivos, reformas do Estádio Cláudio Moacyr, apoio a vacinação, e reformulação dos projetos em andamento na cidade, que retornaram após a redução do índice de Covid-19 no município.
“Recebemos aqui hoje os melhores atletas da cidade. É uma felicidade enorme ver cada um, e saber que a Secretaria de Esportes pode conceder esse auxílio para 164 atletas, que estarão representando nossa cidade nas competições pelo Brasil e pelo mundo. Agora, vamos seguir com as análises das prestações de conta mensal que os atletas devem fazer para garantir o pagamento do benefício”, explicou.
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, também participou da cerimônia de entrega dos certificados. “É uma felicidade para o governo entregar o Bolsa Atleta. Hoje o esporte é prioridade. E eu acredito muito nesse programa, precisamos investir nos atletas, cuidar do esporte e vamos trabalhar para dar mais qualidade de vida para a população”, disse.
Welberth ressaltou que no início do mês de janeiro estarão liberadas as ordens de serviço para reformas das praças, academias e aparelhos públicos. E, através de uma parceria entre o Esporte e a Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação, a partir do próximo mês, todos os atletas receberão atendimento especializado. “O Centro de Acolhimento e Reabilitação Pós-Covid (CARP), fará um trabalho associado de fisioterapia para os atletas, dentro do Estádio Cláudio Moacyr, mais uma novidade para os atletas contemplados no programa”, destacou.
O atleta Joseilton Santos, corredor há 11 anos, conta que essa foi a primeira vez que conseguiu receber o benefício. “Estou muito feliz, há 8 anos eu tento e essa foi a primeira vez que consigo receber o Bolsa Atleta. Meu objetivo principal será investir nas competições pelo Brasil”, disse.
Sillas Andrade, atleta do bicicross BMX, de apenas 16 anos, já reúne títulos como o de Campeão Carioca 2018, Vice Campeão Mineiro 2020, 1º colocado no ranking nacional 2019 e, por último, campeão paulista 2021, também foi contemplado este ano. “Antes eu não podia dar entrada no Bolsa Atleta, porque não tinha idade suficiente, mas esse ano consegui esse benefício e vou usar para competir e treinar em outras regiões. Será uma ajuda muito importante”, ressaltou.
Marvel, apresentou no final da cerimônia uma cartilha explicando o próximo passo que os atletas deverão seguir para garantir o pagamento do auxílio mensal. “Todo o atleta deverá apresentar uma prestação de contas, mensalmente, comprovando o uso do benefício em prol do aperfeiçoamento do atleta, dentro da modalidade que ele se inscreveu, para que ele possa receber a próxima parcela da Bolsa Atleta”, explicou.
A cartilha será enviada aos atletas com as orientações de como utilizar a Bolsa Atleta para custear passagens, hospedagens, alimentação, médico, treinador físico, além de material esportivo de uso pessoal do atleta. A prestação deverá ser feita entre os dias 10 a 15 de cada mês e ser entregue na Secretaria de Esportes, no Novo Botafogo.