Foto: Moisés Bruno
Esquema de trânsito inclui três saídas para os veículos deixarem o estacionamento da Brasil Offshore
Contagem regressiva para a oitava edição da Feira e Conferência Brasil Offshore, que será aberta oficialmente às 12 horas de terça-feira (23). O terceiro maior evento do mundo do setor se estenderá até sexta-feira (26), ocupando 40 mil m2 do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, no bairro São José do Barreto. Para receber bem os mais de 50 mil visitantes esperados de 38 países e dos estados brasileiros, abrindo as portas de Macaé às diversas modalidades de turismo, a prefeitura montou uma estrutura especial de mobilidade urbana. O esquema de trânsito, que inclui três saídas para os veículos deixarem o estacionamento da Brasil Offshore, sendo um corredor expresso, a partir das 20h, irá resolver o engarrafamento desse ponto até depois do Bar do Coco - característico das edições anteriores - além de aumentar a segurança dos participantes do evento.
A nova estratégia da Secretaria de Mobilidade Urbana é direcionar os motoristas que deixam o estacionamento do evento por três caminhos: pela Linha Azul, pela Avenida Industrial ou pela RJ-106, sentido Barra de Macaé. Desafogando o acesso para os que chegam ao pavilhão pela Barra. Além disso, a partir das 20h, os semáforos estarão em alerta intermitente (amarelo) e os agentes de trânsito vão estar posicionados, desde a saída do Centro de Convenções, direcionando o trânsito em diversos pontos dos percursos. Na RJ-106, estarão nas rotatórias, na entrada da Nova Holanda e na descida da Ponte Engenheiro Ivan Mundim, criando um corredor expresso.
Esse planejamento será executado com o apoio diário de trinta agentes de trânsito na cidade e trinta direcionados especificamente à Feira. Serão utilizadas três tendas para prestação de informações e fiscalização: duas na RJ-106, nas proximidades do Parque de Tubos e no bairro da Glória, e ainda na BR-101, na altura do Fórum. Também vão ser usadas 70 placas e a mesma quantidade de banners com setas indicativas aos motoristas para facilitar o acesso ao Centro de Convenções. Três painéis luminosos, sendo dois de boas vindas localizados nas entradas da cidade e um terceiro, na saída do estacionamento, facilitarão todo o esquema de mobilidade. As equipes contam com quatro viaturas, duas motos e um caminhão reboque para o suporte à Feira.
- É preciso ter em mente que a educação no trânsito faz com que se chegue ao seu destino final. Com agressividade não se vai aonde se quer. Vamos receber pessoas de diversos países e de todo Brasil. É hora de mostrarmos a cordialidade e a receptividade do povo macaense - disse o subsecretário de Trânsito, Itacir Indicatti.
As baias dos ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT) também servirão para o desembarque dos participantes da Feira em transporte coletivo fretado e em taxis credenciados pela prefeitura. Nessa área de embarque e desembarque é proibido estacionar. A empresa organizadora do evento, Reed Exhibitions Alcântara Machado, disponibilizará 800 vagas de estacionamento, que pode ser pago antecipadamente, também por meio de aplicativo baixado através do endereço eletrônico http://www.brasiloffshore.com/Visitar/Aplicativo-de-Celular/.
Como chegar:
Pela RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), via Centro: Posto BR (Praia Campista) - Avenida Rui Barbosa - Rua Júlio Olivier - Avenida Presidente Sodré - Ponte Ivan Mundim - RJ-106.
Pela RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), entrando no Bairro da Glória: Linha Verde - Trevo das Bandeiras - Linha Azul - Avenida industrial - RJ-106.
Pela BR-101(altura do Trevo dos 40): Cabiúnas - RJ-106 (sentido Centro).
Pela BR-101(altura do Trevo dos 40): RJ-168 - Trevo das Bandeiras - Linha Azul, Avenida industrial - RJ-106 (sentido Centro).