Estação Primeira da Mangueira faz seu primeiro ensaio na Cidade do Samba

30/11/2006 17:27:48 - Jornalista: Sonia Braga (MacaéTur)

Numa parceria entre a Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam) e prefeitura, através da secretaria de Governo e da Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur), acontece nesta sexta-feira, a partir das 22h, na Cidade do Samba, na Linha Verde, o primeiro ensaio do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira. O ingresso para o ensaio custa apenas R$ 10.

A reforma da Cidade do Samba está em fase final de acabamento para receber o público e o pessoal da Mangueira, que trará mestre-sala, porta-bandeira, passistas, ritmistas e a famosa bateria da verde e rosa. O objetivo da parceria é incrementar o turismo na região e permitir o acesso às escolas do município de conviver com o que há de mais moderno em termos de entidades carnavalescas. Dentro do projeto, existe um trabalho de incentivar os profissionais macaenses, como ensinar as técnicas modernas dos adornos e alegorias usadas nas grandes Escolas do Rio de Janeiro.

O evento faz parte do intercâmbio turístico e cultural, abrindo um novo espaço para o entretenimento no município, objetivando a movimentação da cultura, já que o carnaval é uma festa popular que faz parte da vida da maioria dos brasileiros. “Esperamos contribuir para o movimento turístico e cultural da cidade, resgatando nas comunidades a história do samba”, explicou o presidente da MacaéTur, Paulo Longobardi Filho.

As diretorias das escolas de samba do município estarão presentes, compartilhando do evento que visa a fomentação do verão que se anuncia. “Para os macaenses essa parceria representa um grande passo para incrementar o turismo na nossa região, levando em conta que a Mangueira é uma escola de prestígio e tradição e que fez seu nome pelos vários títulos de campeã que acumulou ao longo dos anos”, disse José Carlos Antônio, o Dica, presidente da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam).

Na primeira visita que fez ao município, o presidente da Mangueira, Percival Pires, frisou a escolha de Macaé para o intercâmbio cultural pelo desenvolvimento dos projetos que o prefeito Riverton Mussi vem implementando durante o carnaval - fazendo menção à Cidade do Samba de Macaé. “Achei interessante a parceria, pois Macaé é a única cidade do interior que se preocupou em criar um espaço destinado exclusivamente ao samba. Por isso, acho que esse intercâmbio cultural trará muita experiência para os profissionais de Macaé, que poderão expandir os projetos visando os programas de cunho social”, enfatizou.