logo

Estado cumprimenta Macaé pelo destaque turístico nacional

19/02/2018 12:57:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Bruno Campos

Cidade alcançou topo do ranking do turismo nacional

E o destaque do município de Macaé no cenário turístico nacional continua rendendo boas novas. O secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio Félix, cumprimentou formalmente o Governo Municipal pela inclusão do município na categoria A do Mapa do Turismo nacional - instrumento que identifica o desempenho da economia do setor e direciona verbas federais -, divulgado este mês. "O reconhecimento, pelo Ministério do Turismo, da importância desse município no cenário turístico nacional, vem demonstrar todo o esforço de uma equipe eficiente e eficaz, que tornou possível esse resultado", frisa o secretário.

A Secretaria de Estado de Turismo mantém, em sua página de internet, informações que contemplam atividades turísticas do Estado, trazendo Macaé como pauta recorrente, enfocando calendário de eventos e atividades de modo geral realizadas no município.

O crescimento no número de empregos e estabelecimentos formais no setor de hospedagem, além do aumento do fluxo turístico doméstico e internacional, foram determinantes para que o município subisse da categoria B, em 2017, para a categoria A neste novo levantamento.

A nova categorização do Ministério do Turismo (MTur), que colocou Macaé no topo do ranking, destaca a vocação da cidade para o turista de negócios, recebendo empresários e trabalhadores da indústria offshore, com um dos maiores parques hoteleiros do interior do estado, cerca de quatro mil quartos.

A rede hoteleira conta com, aproximadamente, 10 mil leitos para hospedagem, distribuídos em 100 hotéis e pousadas. Os grandes hotéis se concentram nas orlas das praias dos Cavaleiros, Campista e Imbetiba.

O Ministério do Turismo avalia que a melhoria da classificação de destinos como Macaé mostra que os municípios têm trabalhado, cada vez mais, para fortalecer sua atividade turística como, por exemplo infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços. Com a nova categorização, a classificação dos municípios que fazem parte do Mapa do Turismo no Rio de Janeiro ficou distribuída da seguinte maneira: A (8), B (12), C (27), D (41) e E (1).

De acordo com a nova classificação, houve crescimento da atuação do turismo em 358 municípios. Segundo portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico.

Turismo de negócios

O turismo de negócios cresce de 6% a 9% ao ano, correspondendo a 71% do setor e a 10% do PIB do município. Um dos eventos mais movimentados foi no mês de junho de 2017, quando a cidade recebeu a 9ª edição da Brasil Offshore, terceira maior feira de petróleo e gás do mundo e que tradicionalmente lota os hotéis macaenses. O fluxo de turistas aponta Macaé como cidade com vocação regional para geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

Diversidade

A parceria entre o poder público e a iniciativa privada destaca Macaé por abranger um calendário de eventos diversificado. Todos os meses do ano vários eventos são promovidos e 95% deles são da iniciativa privada. Este ano foram agendados cerca de 50. Durante as programações, todos os hotéis, bares e restaurantes são beneficiados.

O município também é reconhecido por belezas naturais como o Pico do Frade, cachoeiras do Sana, Arquipélago de Sant'Ana, Lagoa de Imboassica, e as praias dos Cavaleiros e do Pecado. A cidade conta ainda com pontos turísticos como o Forte Marechal Hermes e os parques Municipal do Atalaia e Nacional da Restinga de Jurubatiba.


Fotos Relacionadas