Como estratégia de prevenção a enchentes e de recuperação das margens da rede natural de drenagem das águas das chuvas na cidade, a prefeitura e o governo do Estado iniciaram nesta quinta-feira (5) a nova etapa do Programa Limpa Rio que promove intervenção no Canal do Capote.
Com a supervisão do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), máquinas realizam a dragagem do canal no trecho de início da Rua Vitória Régia à margem da Linha Verde. O prefeito Welberth Rezende e o governador Cláudio Castro acompanharam o serviço de desassoreamento, limpeza e recuperação do corpo hídrico.
“As chuvas são uma preocupação constante para nós, em todo o Estado. Por isso, desenvolvemos um plano de contingência para assegurar uma solução para essa questão em nossas cidades. Agora, Macaé conta com o Limpa Rio que se estenderá também ao Rio Macaé”, assegurou o governador.
As intervenções do Limpa Rio visam garantir a preparação da rede de drenagem natural da cidade para ampliar a capacidade de escoamento das águas durante o período de chuvas, previsto para o verão.
“Trazer o Limpa Rio para Macaé é garantir prevenção para as famílias não sofrem com os alagamentos, principalmente no verão. É uma estratégia de prevenção e preservação da vida da população da cidade. A intervenção tem início no Canal do Capote, mas as máquinas não sairão do município até que um serviço de excelência seja prestado”, assegurou o secretário Estadual do Meio Ambiente, Thiago Pampolha.