Estágio da FeMASS abre portas para mercado de trabalho

23/05/2022 11:57:00 - Jornalista: Equipe SECOM

FeMASS se destaca no mercado offshore com alunos de estágio supervisionado

Inserir os estudantes no mercado de trabalho é um dos objetivos do Estágio Obrigatório nos cursos de graduação da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), além de prepará-los para o mercado de trabalho. O propósito da faculdade é contribuir para o desenvolvimento dos alunos, complementando a sua formação acadêmica e profissional.

O Estágio, disciplina obrigatória nos cursos de graduação, abrange as atividades de prática profissional relacionadas às áreas afins aos cursos e é desenvolvido em empresas ou instituições públicas ou privadas através de contrato sem vínculo empregatício. O estágio obrigatório acontece nos últimos dois períodos da graduação: no 7º e 8º períodos nos cursos de Administração de Empresas e Sistema de Informação e a partir do 9º período no curso de Engenharia de Produção.

“Nesses últimos anos, houve um crescimento do número de alunos estagiários nas empresas locais de Macaé e região, apesar da crise econômica pós-pandemia, que assolou o nosso país. Hoje, são 160 alunos em estágio não obrigatório e 259 matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado (um aumento de aproximadamente 50%) em comparação aos anos anteriores, esses alunos atuam nas 110 empresas conveniadas com a Instituição de Ensino”, disse o coordenador de estágio, Antonio José Moraes.

A aluna Vanessa Ramos, do curso de Administração de Empresas, foi efetivada na empresa OCYAN S.A, onde conseguiu o primeiro emprego. “Estudar na FeMASS abriu portas para vaga de estágio, onde pude praticar um pouco do que aprendi em sala e, como consequência conquistei o meu primeiro emprego”, disse Vanessa.

Em geral, as empresas contratam estagiários no início de cada semestre. No entanto, há algumas que se destacam e permanecem com oportunidades abertas quase o ano todo. São elas: Schlumberger, Petrobras, Backer Hughes, Aker Solutions, Vallourec, Oceaneering, FMC, entre outras.