Estatísticas da Proteção Animal serão divulgadas mensalmente

07/08/2022 10:18:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

A campanha #JuntosContraMausTratos mostra seus efeitos em dados.

Para dar mais transparência ao trabalho realizado pela Subsecretaria de Proteção Animal, a pasta lançará, mensalmente, indicadores estatísticos referentes às suas demandas. Denúncias de maus-tratos, números de ocorrências com animais domésticos e silvestres, além dos bairros com maiores incidência de denúncias serão informados à população por meio de gráficos disponíveis aqui no Portal da Prefeitura.

Os primeiros indicadores mostram dados dos meses de abril a julho e comparam os bairros da Glória, de maior incidência de denúncias; Granja dos Cavaleiros,Visconde de Araújo, Lagomar e Centro, de menor incidência.

De acordo com as estatísticas, houve um aumento de denúncias de maus-tratos de: 14, em maio, para 20, em julho. Além disso, outras ocorrências com animais domésticos aumentaram neste período. São registros como: mordeduras; cães soltos, causando algum tipo de distúrbio; denúncias contra tutores de cães de raças notoriamente mais violentas em espaços públicos sem equipamentos de segurança, conforme lei municipal, e de pessoas que colocam venenos em logradouros a fim de matar animais.

De acordo com o subsecretário de Proteção Animal, Luan Campos, este aumento de denúncias se deve a campanha #JuntosContraMausTratos, lançada em maio, com o apoio da mídia local e da iniciativa privada, como, por exemplo, o Shopping Plaza Macaé.

"A divulgação das ações integradas que vêm sendo realizadas foi fundamental para chamar ainda mais a atenção dos cidadãos para a importância de se fazer as denúncias, com a certeza de que serão atendidos", disse.

Os principais tipos de maus-tratos registrados foram: a falta de cuidados com os animais e atitudes de violência. "Encontramos falta de oferta de alimentos e água para os animais; ambientes insalubres e ações compatíveis com abusos e danos a vida dos animais", completou Luan.