Foto: Kaná Manhães
As obras da estrada municipal Norte-Sul estão em ritmo acelerado
As obras da estrada municipal Norte-Sul, com três mil metros de extensão, estão em ritmo acelerado. O objetivo é desafogar o trânsito da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) no bairro Imboassica. A equipe da Secretaria de Obras já trabalha no terceiro trecho da nova via, localizado entre o Jardim Guanabara e Fazenda Mutum.
Os serviços são de drenagem e escoamento de águas residuais. A próxima etapa será a colocação de pedras, formação de base com brita corrida e asfalto. Contando com as vias secundárias, serão 5,5 quilômetros de obras que fazem parte do Planejando Macaé. A previsão de entrega é para setembro deste ano.
A nova estrada, que começa nas proximidades da Churrascaria Galope até o posto Shell, em Imboassica, margeando a linha férrea, vai passar próximo ao condomínio Vale dos Cristais, Instituto Federal Fluminense e Loteamento Jardim Guanabara. Segundo o secretário de Obras, Tadeu Campos, a ideia é que a estrada Norte-Sul tenha as duas pistas em mão única em sentido contrário das duas pistas da RJ-106, que passarão, após aprovação do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), a serem também de mão única.
Ao todo, a estrada terá cinco ligações com a RJ 106: pela Avenida A, na entrada do Jardim Guanabara; pela Rua Ricardo Muylaert Salgado (ao lado do IFF); em frente ao condomínio industrial Osep; pela Avenida Melquíades e no limite territorial da cidade ao sul. Com isso, os moradores do Mirante, estudantes do IFF e profissionais de empresas instaladas na localidade não terão que enfrentar dificuldades para acessar o bairro.
De acordo com o engenheiro civil João Carlos Marchesi, fiscal responsável pela obra, a pista terá cerca de 12 metros de largura com acostamento e, ainda, calçada, urbanização, paisagismo, além de sinalização horizontal e vertical. “Tivemos uma preocupação com o solo, pois o local era um brejo e o asfalto poderia dar problemas futuramente, por esse motivo, realizamos toda uma preparação antes da terraplanagem”, ressalta.