logo

Estradas da região serrana recuperadas pela prefeitura

08/05/2008 11:57:09 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Depois das chuvas que caíram no município no mês de abril, causando transtornos às estradas vicinais da região serrana, a prefeitura de Macaé, por meio da secretaria do Interior, com homens e máquinas, está recuperando essas estradas. Recebem atenção da secretaria, esta semana, as estradas da Madressilva e do Pesque e Pague, no Trapiche, que apresentam problemas no leito, com erosão em alguns trechos, o que prejudica o acesso aos moradores e produtores rurais.

De acordo com o secretário do Interior, Eduardo Jardim, as estradas vicinais da serra macaense, que são estradas de terra, recebem manutenção constante, mas quando chove, muitas se tornam intransitáveis, com problemas para o escoamento da produção da serra macaense. “Nessa região, com muitas nascentes e serras, as chuvas fortes sempre causam problemas nas estradas vicinais. Para garantir o acesso aos moradores e o escoamento da produção, estamos diariamente trabalhando nessas estradas”, diz o secretário.

Na Estrada do Pesque Pague, que liga o Trapiche à Estrada da Turma, no Óleo, com as chuvas do final de abril e início de maio, a erosão desbarrancou dois trechos. Essas áreas estavam manilhadas, por causa da passagem de córregos. As chuvas fortes arrancaram as manilhas e a erosão destruiu parte da estrada. Para solucionar o problema, estão no local trator, retroescavadeira e homens da secretaria do Interior.

Segundo Adriano Shuartz, administrador regional do Trapiche e Córrego do Ouro, a erosão foi causada pelas fortes enxurradas que descem das serras. “Para solucionar o problema, nós estamos retirando as manilhas e vamos limpar, recolocar o manilhamento, aterrar e colocar solo brita, acertando o leito da estrada. O trabalho deve estar concluído até sexta-feira, 9”, disse Adriano.

O secretário do Interior, Dudu Jardim, destacou a integração homem e máquina, nas ações efetuadas pela secretaria no interior macaense.

Como acontece na Estrada do Pesque e Pague, também está sendo recuperada a Estrada da Madressilva, onde homens e máquinas recuperam o leito e fazem a colocação de solo brita. Esta estrada também tem grande importância no escoamento da produção agrícola e leiteira da serra macaense.

As ações nas estradas da região serrana acontecem de forma rotineira. A secretaria do Interior mantém total monitoramento de todas as estradas vicinais e atende os problemas emergenciais que são uma constante na região, devido a sua topografia acidentada, exigindo maiores esforços da Patrulha Mecanizada e dos trabalhadores braçais.