O primeiro lugar na Região Sudeste no XII Concurso Nacional de Cartazes, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) foi para a estudante Ana Beatriz Rodrigues de Paula, 8 anos, do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Interagir. Seu trabalho sobre o tema "Arte e Cultura na prevenção do uso de crack e outras drogas" é ilustrado por diversas manifestações artísticas, incluindo o boi pintadinho, um dos símbolos da cultura macaense.
A cerimônia de premiação está prevista para o próximo dia 20, em Brasília. A estudante, sua mãe e sua professora receberão da Senad passagens e hospedagem. Ela ganhará ainda uma caderneta de poupança no valor de R$ 2 mil. A Secretaria Municipal de Educação apoiará com o transporte ao aeroporto, no Rio de Janeiro.
- Fui motivada por minha mãe, porque ela já foi premiada num concurso da Senad e trabalha como voluntária em projetos antidrogas. Estou muito feliz, não apenas porque ganhei, mas porque vou poder dizer que um dia participei e também porque vou conhecer a presidenta da República. Esse trabalho vai me impedir de no futuro ter contato com as drogas, diz Ana Beatriz.
O secretário de Educação de Macaé, Guto Garcia, ressalta que a formação cidadã é um dos enforques prioritários da rede municipal de Educação. Ele considera que políticas públicas do governo federal, com promoções como este concurso da Secretaria Nacional de Políticas devem ser acolhidas pelas escolas. “É uma forma de estimular o estudante a refletir sobre questões relevantes para ele e para a sociedade, como a prevenção do uso de crack e outras drogas”, pontua.
A Escola Municipal Interagir, com turmas do 1º ao 5º ano, desenvolve conteúdo pedagógico voltado para a prevenção ao consumo de cigarro e de álcool. A professora de Ana Beatriz, Shirlei Esteves, considera que, além das ações na escola, a participação dos pais e da comunidade é fundamental na formação do estudante.
- O estímulo da mãe e a iniciativa da Senad foram essenciais para que a Ana Beatriz produzisse este cartaz. Esses projetos precisam ser conhecidos por todas as escolas, considera Shirlei. Também Dilma Pinto disse que está muito orgulhosa da aluna “São essas coisas que dão motivação ao nosso dia a dia”, destaca a diretora.
O Secretário de Educação, Guto Garcia, se mostrou feliz com o resultado. "Ela está de parabéns e nos sentimos orgulhosos pelo resultado obtido. Esperamos que Ana Beatriz sirva de exemplo para outros alunos da rede".