Foto: Divulgação
Raiane Santos Silva estuda no colégio Jofre Frossard
A estudante Raiane Santos Silva, do 5º ano do Ensino Fundamental, da escola municipal Jofre Frossard recebeu, nesta quinta-feira (20), a medalha “Amigos da Terceira Idade”. A premiação foi uma recompensa por sua redação elaborada sobre o idoso.
A condecoração é resultado do trabalho realizado todos os anos, pela subsecretaria do Idoso, através de palestras, que conta com a parceria da secretaria de Educação, através do corpo docente (professores e diretores) das escolas municipais, com o intuito de divulgar o Estatuto do Idoso.
De acordo com a assistente social da subsecretaria do Idoso, Josiane Rodrigues, que tem feito a apresentação do estatuto do idoso nas escolas, a entrega da medalha simboliza o resultado de um trabalho que conscientiza e orienta as crianças principalmente no respeito e valorização ao idoso. “O resultado são essas redações produzidas com todo o carinho pelos estudantes. Isso é gratificante e positivo”, disse.
Visivelmente emocionada, a estudante leu sua redação na turma e recebeu a menção honrosa, junto com seus colegas e a professora Simone Fidelis. A professora fez suas considerações acerca do fato. “As palestras esclarecedoras da subsecretaria foram muito importantes e vieram num momento em que a gente estava trabalhando em sala de aula, as fases da vida. O tema estimula as crianças a perceberem como é a vida dos idosos ao seu redor. Além disso, é uma estratégia a mais no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem”, assegurou.
Redação – Ao descrever o que ouvira sobre o estatuto do idoso, a estudante expressou seus sentimentos e visão de mundo através da seguinte sentença: “É dever de todos ajudar os idosos, principalmente a família. Se ver alguém batendo e agredindo um idoso deve denunciar, porque isso é crime e um dia essa pessoa vai ser idosa e pode acontecer a mesma coisa com ela”.
Além de Raiane Silva, outras cinco alunas de escolas municipais também foram agraciadas por descreverem tudo o que ouviram nas palestras realizadas pela equipe da subsecretaria sobre o Estatuto do Idoso, acrescentando suas visões de mundo sobre os idosos que conhecem.
Já receberam medalhas Vitória Luiza Gasparino (4º ano), do colégio municipal da Aroeira e Nathalia Sourny Nascimento (4º ano), da escola Maria Dolores Garcia Rodrigues (Mirante da Lagoa). Na sexta-feira (21) quem vai receber o incentivo são: Ana Carolina de Barros Moraes (4º ano), da escola Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamin (Aroeira) e Sabrina Maria de Paula (4º ano), do colégio M. Generino Teotônio de Luna, na Virgem Santa.
Para a subsecretária Cátia Shueler, é preciso que as crianças cresçam com respeito e sabendo cuidar da pessoa idosa. “Se assim o fizerem teremos uma sociedade mais consciente em relação ao respeito e a solidariedade ao idoso. A prefeitura de Macaé está fazendo a sua parte, preparando as crianças e os jovens que amanhã serão idosos”, finalizou.