A estudante Magda Cristina Nunes Mendonça, 13 anos, aluna do Colégio Municipal Ivete Santana Drumond, situado no distrito do Frade, em Macaé, é a campeão nacional do V Concurso DENATRAN de Educação no Trânsito. Magda viaja nesta quarta-feira (23) a Brasília para receber o prêmio de primeira colocada em âmbito federal na categoria Estudante da Sétima e Oitava séries. A entrega do prêmio vai ser quinta-feira (24).
“O que nos chama a atenção e que a aluna mora no Frade, onde o trânsito é bem tranqüilo. Isso mostra que as nossas professoras conseguiram passar bem a mensagem de educação do trânsito”, comentou a secretária de Educação, Milmar Pinheiro.
A estudante concorreu com uma redação sobre o tema “A qualidade de vida e o trânsito”. Magda citou o trânsito caótico das cidades como causa de estresse, gerador de violência e fator importante na baixa qualidade de vida, e sugeriu a utilização de transportes coletivos por parte da maioria dos proprietários de carros. Para a diminuição da poluição, Magda sugeriu o uso da bicicleta. A pressa dos pedestres, que atravessam as pistas longe dos sinais de trânsito, aliada à imprudência dos motoristas, muitas vezes alcoolizados, também foram citados como causadores de acidentes com vítimas, geralmente fatais. Para diminuir o número de mortes, Magda sugeriu penalidade mais severa.
- Sabemos que a maior parte dos acidentes no trânsito é causada por imprudência do motorista ou do pedestre, mas o álcool tem feito também muitas vítimas. Deve-se tornar mais severas as multas para quem dirige embriagado. Eles arriscam sua própria vida e pondo em risco a vida de outros. Devem ser bem vigorosas essas multas, pois com a vida não se brinca, ressaltou a menina em sua redação.
A ciência descobriu que o ouvido humano não pode suportar níveis superiores a 80 decibéis, sem sofrer conseqüências danosas em seu sistema auditivo e nervoso. Magda focalizou esse fator como um dos males do trânsito caótico dos grandes centros. Outro aspecto enfatizado pela aluna foi a poluição do ar, danosa para o sistema respiratório.
Por todas essas questões abordadas em seu texto, Magda impressionou as duas primeiras comissões julgadoras – em nível municipal e estadual – e chegou ao primeiro lugar em nível nacional. Outro fator de peso em seu trabalho foi a iniciativa de apontar soluções para esses graves problemas.
Diante do texto de Magda, o secretário de Transporte, Fernando Magalhães, fez elogios ao nível de ensino da rede municipal. “A qualidade dos trabalhos dos participantes e, em especial do texto da aluna Magda, demonstra o alto nível e a excelente qualidade do ensino ministrado no município. Dou parabéns à secretária Milmar Pinheiro, à diretora e professores do Colégio Municipal Ivete Drumond e estendo as homenagens aos professores do município”, concluiu.